Reunião no Salão Nobre da Reitoria
A primeira reunião da reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir do Nascimento Nogueira, no Conselho Curador da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), ocorreu na sexta-feira (31/01), no Salão Nobre da Reitoria. Durante o encontro, foram discutidos e aprovados o plano de trabalho, o planejamento estratégico e a proposta orçamentária para 2025, além de uma proposta de alteração do regimento interno da FADEX.
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou a importância do momento para análise e votação entre os membros da Fundação, além de permitir um maior entendimento sobre sua atuação. “Com a apresentação do plano para 2025, especialmente no que se refere à expansão dos trabalhos, abrangendo contratos e convênios com a Universidade, outras instituições de ensino do Estado e também do setor privado, ampliamos significativamente o escopo da FADEX. A fundação desempenha um papel fundamental no apoio à pesquisa e, neste momento, torna-se ainda mais relevante no avanço da inovação e na transferência de tecnologia para soluções de problemas da UFPI e do Estado do Piauí”, ressaltou.
O superintendente da FADEX, Antônio Vinícius Oliveira, também comentou sobre os temas abordados na reunião. “Tivemos nossa primeira reunião do Conselho Curador, presidida pela magnífica reitora. Foi uma oportunidade para apresentar pautas essenciais para a FADEX, como o plano de gestão de 2025, que define as ações da Fundação ao longo do ano, incluindo projetos, captação de recursos e a modernização do regimento interno. O regimento, vigente desde 2017, necessitava de atualizações para aprimorar a estrutura organizacional e, principalmente, otimizar o atendimento às demandas da UFPI”, enfatizou.
O Conselho Curador, órgão máximo normativo, deliberativo e de controle da FADEX, é presidido pela reitora da UFPI que é seu membro nato, e composto por mais oito conselheiros titulares e oito conselheiros suplentes, sendo seis conselheiros escolhidos entre servidores docentes e técnico-administrativos ativos, um conselheiro representante do corpo discente e um membro proveniente de entidades científicas, empresariais ou profissionais, sem vínculo com a instituição apoiada.