Primeiro encontro da comissão ocorreu em 23 de janeiro
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início à elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025. Como início das ações para a realização do projeto, no dia 23 de janeiro ocorreu a primeira reunião da Comissão de Elaboração do PDI, de forma híbrida, no espaço do Comitê de Ética da UFPI. O encontro, instituído pelo Ato da Reitoria nº 114/25, marca os primeiros passos para a construção do importante documento que irá fomentar políticas que promovam melhorias na Instituição.
O PDI é o principal instrumento de planejamento e gestão das instituições de ensino superior, sendo obrigatório por exigência legal. “O PDI melhora significativamente os processos institucionais, posiciona as ações prioritárias e estratégicas, além de definir as metas para o fortalecimento do nosso fazer educacional”, destacou o pró-reitor de Planejamento e Orçamento e presidente da Comissão Central, Marcos Lira.
Durante a reunião, o chefe da Unidade de Gestão da Integridade e Risco e membro da Comissão Central, Kelson Soares Brito, apresentou as Diretrizes Governamentais e destacou que o PDI funciona como um instrumento de diagnóstico, contemplando todos os aspectos que impactam diretamente a rotina da comunidade acadêmica. "Este documento será construído de forma coletiva, com a participação de um grande grupo de pessoas, organizadas em várias comissões que serão criadas posteriormente", ressaltou.
Para garantir um processo democrático e participativo, o planejamento envolverá Comissão Central, Comissões Temáticas e Comissões Setoriais de Governança. Esses grupos serão responsáveis por coordenar os trabalhos ao longo de 2025.
O diretor de Governança, Alexandre Medeiros, explicou que o PDI é um documento de gestão que define a política pedagógica institucional, ou seja, as prioridades estratégicas para atingir os objetivos e metas estabelecidos. “Por isto, será elaborado de forma participativa, em que a comunidade acadêmica definirá coletivamente”, acrescentou.
Construção coletiva e colaborativa do PDI
O objetivo da Comissão é garantir que o maior número de pessoas participe ativamente da construção do PDI, tornando-o um documento construído de forma colaborativa. Para isso, estão sendo planejadas diversas ações de consulta e interação, tais como: reuniões nos centros e campi da UFPI e nas pró-reitorias; seminários para consolidação de contribuições nas Comissões Temáticas; consultas públicas abertas à comunidade interna e externa; e uso de ferramentas interativas, como mídias sociais e o sistema institucional SIGAA.
O diretor de Governança, Alexandre Medeiros, reforçou a importância da participação ativa de toda a comunidade acadêmica nesse processo. “O PDI é de todos nós. Como ferramenta de gestão, ele permitirá que projetos, programas e ações sejam realizados de forma conjunta e integrada, promovendo a melhoria dos serviços prestados pela UFPI”, disse.
Próximas etapas
A construção do PDI será acompanhada e divulgada regularmente, garantindo transparência e inclusão de toda a comunidade. O processo de desenvolvimento das etapas de elaboração poderá ser acompanhado pelo site da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento.
A comunidade acadêmica pode acompanhar também as próximas etapas do PDI 2025 pelo site oficial da UFPI e contribuir para a continuidade da construção da Universidade.