Reitora da UFPI integrou as discussões da 203ª Reunião do Conselho Pleno da ANDIFES

Reitora Nadir Nogueira marca presença na 203ª Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES)

A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir do Nascimento Nogueira, participou da 203ª Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) nos dia 22 e 23 de janeiro de 2025. Realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Minas Gerais (MG), o evento reuniu reitoras e reitores de universidades de todo o Brasil para debates acerca da promoção da equidade de gênero e da redução da fome e da pobreza.

A professora Nadir destaca o compromisso da gestão em garantir a equidade de gênero por meio da implantação de uma coordenação específica para a pauta junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). “Uma pauta extremamente rica do ponto de vista da reflexão e discussão. É importante para se trazer a Mulher para os espaços de liderança que deve ocupar, o que a UFPI já trata com tanto cuidado pensando nas mulheres e meninas, e na proteção delas”, declara a reitora da UFPI.

Ministra do TSE, Carmen Lúcia

No primeiro dia, foi tratada a pauta ‘Políticas Universitárias e de Gestão para Promoção da Equidade de Gênero nas Universidades Federais’, com participação da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia, e da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. No segundo dia, o ministro interino de Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Osmar Júnior, apresentou a pauta da adesão das Universidades Federais à ação global de eliminação da fome e da pobreza.

Além da troca de experiências e discussão de temáticas relativas ao respeito à integridade da Mulher no ambiente universitário, o evento contou com a construção conjunta de um documento com políticas e estratégias a serem adotadas no combate à desigualdade entre gêneros nas comunidades acadêmicas. “Encerramos em um ambiente muito animador, e agradecemos à reitoria da UFOP, que nos acolheu esses dois dias para trazer pautas tão importantes, a partir de onde iremos fazer reflexões para que a Universidade Federal do Piauí continue avançando nos seus indicadores”, conclui professora Nadir.

Com informações da ANDIFES