Bolsa de Assistência Estudantil da UFPI convoca todos os inscritos; benefício atende mais de mil estudantes

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anuncia que todos os estudantes de graduação inscritos na lista de espera para a Bolsa de Assistência Estudantil (BAE) foram convocados, encerrando oficialmente a lista de 2023. Com a publicação da chamada dos cadastros de reserva da BAE e do Auxílio Residência (AR), realizada na sexta-feira, 17 de janeiro, mais de mil estudantes foram chamados desde a divulgação inicial dos selecionados para os benefícios. A UFPI aguarda agora a aprovação da Lei Orçamentária pelo Congresso Nacional para definir o calendário de 2025 dos auxílios estudantis.

Responsável por coordenar as ações de assistência estudantil da UFPI, em conformidade com as diretrizes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pela Lei 14.914/2024, a bolsa é gerida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

Pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos

Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, a Universidade assume o papel de promover a permanência dos seus estudantes assim que acontece o ingresso na Instituição. “Os auxílios estudantis têm esse objetivo: assegurar que os estudantes permaneçam, se desenvolvam na universidade e concluam seus cursos dentro de um tempo adequado, com êxito acadêmico”, destaca.

O professor Emídio Matos comemora a finalização do atendimento ao cadastro de reserva e reforça a relevância do benefício para a gestão, além de enfatizar o compromisso com a comunidade acadêmica. “Para a UFPI, esta é uma política de grande importância. É também um compromisso da professora Nadir e de sua gestão priorizar a assistência estudantil”, afirma.

Sobre o edital de seleção de 2025, o pró-reitor explica que a Instituição aguarda a aprovação da Lei Orçamentária pelo Congresso Nacional, que determinará os recursos destinados à política estudantil. “Somente, após essa aprovação poderemos planejar os novos editais de assistência estudantil para 2025. Entretanto, estamos trabalhando na melhoria das residências universitárias (REUs), com o objetivo de abrir novos editais ao longo do ano para as residências estudantis nas dependências da UFPI”, conclui o pró-reitor.

Os estudantes selecionados na última chamada do cadastro de reserva para o benefício deverão encaminhar os termos de Compromisso e de Concordância, disponibilizados pela PRAEC, junto com seus dados bancários, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..