Professor André Gonçalves toma posse como Superintendente do Hospital Universitário da UFPI

Solenidade de posse do novo Superintendente do HU-UFPI

André Gonçalves da Silva tomou posse como superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) na tarde desta quarta-feira (15), durante cerimônia no auditório da unidade hospitalar, sediada no Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina. A escolha do novo ocupante do cargo foi realizada pela Administração Superior da UFPI, em um diálogo democrático com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pela gestão dos Hospitais Universitários do Brasil.

Na foto, a reitora da UFPI, Nadir Nogueira; e o superintendente do HU, André Gonçalves

A reitora da UFPI, professora Nadir do Nascimento Nogueira, afirma que procura maior aproximação entre o HU e a Gestão, bem como a intenção de manter a continuidade de todas as políticas estabelecidas. “O Hospital é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, ao passo que oferece também serviços de saúde à sociedade. Um novo ciclo se inicia agora e esperamos que seja um ciclo virtuoso e de colaboração entre a Administração Superior e a Superintendência do HU. Assim, espero que o gestor tenha sensibilidade e sabedoria durante a escolha da equipe, para manter os indicadores do Hospital em destaque no cenário nacional”, declarou a reitora da UFPI.

André Gonçalves é médico endocrinologista e professor do Departamento de Clínica Geral da UFPI. O novo superintendente do HU-UFPI reforça a importância da unidade médica para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade acadêmica, assim como para a garantia de serviço de saúde de excelência para a população. “Que seja o hospital do povo do Piauí e também o hospital de ensino da instituição. Então, estamos de portas abertas para a comunidade universitária, não somente demandas da área da saúde, de todos os setores, para ouvir, dialogar e implementar atividades que já são feitas e continuaremos a exercer”, acrescenta.

Em sua fala de despedida do cargo, o professor associado da UFPI Carlos Eduardo Batista de Lima frisou a importância da Rede Ebserh para o oferecimento de procedimentos de média e alta complexidade e alto custo para a população. “São procedimentos bem executados e de muita qualidade, assim como há um trabalho de organização em trazer para o hospital o paciente que mais precisa, aquele que pode ter o maior benefício, assim como garantia de uso de recursos de forma correta e eficaz”, concluiu.

A mesa-redonda do evento contou com a reitora Nadir Nogueira, o superintendente empossado André Gonçalves e o antigo ocupante do cargo, Carlos Batista. O evento contou também com a presença do vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Miranda de Moura; e do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras.