A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NUEPES) e Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PPGSM), realizará nos dias 1, 2 e 3 de maio de 2025, em Teresina, o VII CIAPS (Congresso Internacional de Atenção Primária em Saúde). Nesta edição estão também como organizadores: Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Piauí), Escola de Governo do Piauí (EGEPI), Universidade Federal do Pernambuco com o PPDEB. O evento tem apoio da SBMFC, OPAS-BIREME, SESAPI e UNASUS.
A qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) e a redução da mortalidade materna exigem uma abordagem interdisciplinar que integre tecnologias, ensino e formação dos trabalhadores da saúde. A integração desses pilares garante cuidado acessível, qualificado e resolutivo, essencial para alcançar a saúde materna como um direito universal. A partir deste contexto, sob o tema “Ferramentas inovadoras para qualificação da APS e redução da mortalidade materna” acontecerá nos dias 1 a 3 de maio de 2025, na Universidade Federal do Piauí, campus Teresina, o VII Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (VII CIAPS).
A professora Lis Cardoso Marinho Medeiros, coordenadora geral do CIAPS, destacou que o evento, já consolidado como uma tradição no Piauí, tem como principal objetivo qualificar a atenção primária para melhorar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente as gestante para que haja uma redução da mortalidade materna e neonatal. “Além disso, busca promover debates e intercâmbios visando à redução da mortalidade materna, aproximando os indicadores estaduais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Outro destaque, é a integração entre a formação acadêmica e a educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a qualificação contínua e a melhoria dos serviços oferecidos à população”, disse.
Pesquisadores, docentes, discentes e trabalhadores da da saúde e áreas correlatas estão convidados a participar deste evento para refletir e fortalecer a educação em saúde e a saúde pública por meio de discussões centradas em temáticas de grande relevância, como saúde digital, saúde da mulher, mortalidade materna, infantil, neonatal e fetal, saúde informada em evidências, inteligência artificial, indicadores de saúde, educação permanente em saúde e práticas integrativas e complementares.
Apresentação de trabalhos
O evento contará com conferências, mesas redondas, apresentações culturais, oficinas e comunicação de pesquisas. Para apresentar uma comunicação oral ou pôster, é preciso enviar a proposta de trabalho por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site: www.ciaps.com.br. O prazo inicia-se em 16 de janeiro de 2025 e encerra no dia 16 de março de 2025. Cada proposta deve conter até seis autores por trabalho. Acesse as normas para envio do resumo aqui.
Os trabalhos deverão estar relacionadas a uma das oito áreas temáticas do Congresso:
1. Saúde digital
2. Saúde da mulher
3. Mortalidade materna, infantil, neonatal e fetal
4. Saúde baseada em evidências
5. Inteligência artificial
6. Indicadores de saúde
7. Educação permanente em saúde
8. Práticas integrativas e complementares.
Os melhores trabalhos serão posteriormente compiladas nos Anais do evento, que ficarão disponíveis para o público.
Conferencistas
Além de sessões temáticas, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos, o VII Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (VII CIAPS) contará com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais. Os convidados foram selecionados com base em trabalhos realizados e pesquisas de destaque nas áreas de saúde materna, saúde digital e qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Já comprovaram participação:
Mais informações e inscrições na página oficial do evento.