UFPI e SESAPI começam tratativas para futuro acordo de cooperação técnica
Na quarta-feira, 8 de janeiro, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) se reuniram para dar início a um futuro termo de cooperação técnica focado na coleta e análise de água. A partir da estrutura de pesquisa, laboratórios e recursos humanos da Universidade, o acordo tem como objetivo melhorar a qualidade da água nos municípios piauienses, ao mesmo tempo em que oferece novas oportunidades de pesquisa e extensão para os estudantes da Instituição.
O projeto visa fortalecer as equipes municipais, especialmente na área de vigilância da qualidade da água para consumo humano. De acordo com o vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura, um dos principais objetivos da parceria é aprimorar a correção de problemas identificados nas análises da água distribuída nos municípios do Piauí. “Essa parceria busca capacitar profissionais para realizar a coleta de água, corrigir os problemas encontrados nas amostras e solucionar as questões relacionadas à água destinada ao consumo humano”, afirma o vice-reitor.
Segundo Inácio Lima, técnico da área de Vigilância em Saúde da SESAPI, o apoio da Universidade é fundamental, principalmente nas áreas de capacitação e orientação. “Estamos buscando o apoio da universidade, pois ela é a casa do conhecimento. É exatamente isso que precisamos na SESAPI”, destaca.
Os estudantes terão a oportunidade de se beneficiar de projetos de pesquisa e práticas, que contribuirão para seu desenvolvimento acadêmico e profissional.
Fabrício Pires, diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI), ressalta que o acordo trará valiosas experiências para os estudantes. “O conhecimento técnico e científico está nas universidades, e é papel delas formar não apenas pessoas, mas profissionais capacitados, que estarão prontos para atuar no mercado de trabalho e contribuir com soluções para os desafios que enfrentamos”, afirma Pires.
Com a chegada do período chuvoso, aumentam os riscos de doenças relacionadas à água, tornando a prevenção e os cuidados essenciais para a população. Leila Marília, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, destaca a importância dessa parceria, ressaltando que a SESAPI busca reestruturar o setor e dar maior atenção às áreas onde a prevenção é a melhor forma de cuidado. “Este momento visa apoiar os municípios para que possamos realizar intervenções diretas e eficazes, gerando um impacto positivo na saúde da população”, conclui a superintendente.
A colaboração entre a UFPI e a SESAPI trará benefícios tanto para a comunidade acadêmica quanto para a população piauiense, ampliando os resultados positivos dessa parceria.
Participaram do encontro, o vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura; a chefe de gabinete, Maria Rosália Ribeiro Brandim; a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT da SESAPI), Leila Marília da Silva Santos; o técnico da área de Vigilância em Saúde da SESAPI, Inácio Lima; o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI), Fabrício Pires de Moura do Amaral; o gerente Administrativo e Financeiro do LACEN-PI, Ed di Jesus Gonçalves Coelho; e a diretora de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), Cristiane Maria Ferraz Damasceno Moura Fé.