A Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina, sedia na quinta-feira, 16 de janeiro, o Simpósio "Mídia e Comunicação: Impactos Sociais, Psicológicos e Subjetivos". Promovido pelo Departamento de Comunicação Social, o evento faz parte das atividades do curso de Jornalismo e é coordenado pelo professor Thayro Carvalho, responsável pela disciplina Comunicação e Psicologia e docente do Departamento de Fundamentos da Educação. As inscrições estão abertas ao público e podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.
Com o objetivo de debater os efeitos das mídias na sociedade e nos indivíduos, o simpósio aborda a relação entre comunicação, mídia e suas consequências sociais, psicológicas e subjetivas. O evento conta com cinco palestrantes e terá início às 16h, no Auditório Maria Salomé Cabral, localizado no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI).
A programação começa com a abertura oficial, conduzida pela professora Eliana Alencar, diretora do CCE; e pelo professor Thayro Carvalho. Em seguida, será realizada uma mesa-redonda com o professor Dênis Barros de Carvalho e a professora Martha Queiroz, que discutirão o tema "Comunicação Política e Subjetividades". À noite, o jornalista Felipe Pereira, da TV Clube, e o professor Fenelon Rocha abordarão o tema "Impactos Psicológicos na Prática Jornalística".
Com iniciativas como esta, a UFPI reafirma seu compromisso com a reflexão acadêmica, promovendo discussões críticas sobre o papel da comunicação na formação do pensamento social e na compreensão dos processos psicológicos que permeiam as interações sociais.