UFPI e Lideranças Indígenas unem forças para fortalecer Curso de Pedagogia Intercultural

Reunião ocorreu no Salão Nobre da Reitoria da UFPI

Em uma reunião marcada pelo diálogo e acordos significativos, lideranças indígenas e representantes do programa Parfor Equidade – Pedagogia Intercultural Indígena – discutiram e alinharam pontos essenciais para a continuidade e consolidação do curso. A reunião foi conduzida pela reitora Nadir Nogueira, o vice-reitor Edmilson Moura, a pró-reitora de Graduação Gardênia Pinheiro, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários Emidio Matos, a superintendente de Comunicação Jacqueline Lima Dourado, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento Marcos Lira, a coordenadora geral de Graduação Marli Clementino, a coordenadora geral do Parfor Glória Ferro, o coordenador de Seleção e Programas Especiais Wilian Mikio Matsumura, o diretor de Governança Alexandre Medeiros, e as professoras Lucineide Morais de Souza e Socorro Arantes.

O encontro, realizado nesta quinta-feira, 9 de janeiro, reuniu diversas comunidades envolvidas na construção do programa. Após uma escuta atenta às demandas e propostas, ficou decidido que a comunidade Gamela Laranjeiras indicará o coordenador local do curso, reforçando o protagonismo indígena na gestão acadêmica. O nome do cacique Salvador foi sugerido como referência de notório saber, simbolizando o reconhecimento do conhecimento tradicional e cultural da comunidade.

Outro ponto importante discutido foi o pagamento das bolsas dos alunos, já efetivado, garantindo o suporte financeiro aos estudantes. No entanto, um dos maiores desafios levantados foi a definição do local para a realização das aulas. Existe um consenso de que a turma, composta por 35 alunos, deve permanecer unida, com o apoio de todos os envolvidos, e que as atividades acadêmicas sejam realizadas na comunidade Gamela Laranjeiras, situada no município de Currais.

Lideranças locais enfatizaram a necessidade de um esforço conjunto para equilibrar os interesses dos estudantes indígenas e não indígenas matriculados no curso, criando um ambiente inclusivo e respeitoso. “Chegamos a um acordo importante: todas as lideranças se comprometeram a dialogar para garantir que a turma se mantenha unida e que todos os módulos e tempos universitários ocorram em harmonia com as comunidades envolvidas”, destacou um dos participantes da reunião.

O curso de Pedagogia Intercultural Indígena é uma iniciativa pioneira que busca integrar a formação acadêmica com a valorização dos saberes tradicionais. A proposta destaca a importância do diálogo intercultural e reforça o compromisso com a autonomia e o fortalecimento das comunidades indígenas.

Com os encaminhamentos definidos, as expectativas agora se voltam para a implementação prática das decisões, consolidando o curso como um marco no reconhecimento e na promoção da educação indígena no país.