Projeto Física na Comunidade realiza três cursos como últimas ações de extensão depois de dois anos de vigência

Participantes do curso Ensino de Física na Perspectiva Freiriana

Nos últimos meses de 2024, o projeto Física na Comunidade realizou três cursos marcados como suas últimas ações de extensão. Durante o período de vigência, de janeiro de 2023 à dezembro de 2024, o projeto buscou promover a popularização do conhecimento físico por meio de cursos para professores e eventos realizados em escolas de comunidades rurais, onde aconteciam palestras, oficinas, sessões de filme e observação com telescópio.

Dentre as últimas ações realizadas, estão o Curso Laboratório de produção de brinquedos para o ensino de Física na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, ministrado presencialmente de 11 a 13/09 no campus da UFPI em Picos, pelo Prof. Alexandre Leite e pelos bolsistas PIBEX/UFPI, Adriel Feitosa de Moura e Alisson Feliphe Oliveira Sousa Vitor. Com 12 participantes, o curso desenvolveu brinquedos com materiais de baixo custo para crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, para o ensino de conceitos e princípios da Física.

Participantes do curso Laboratório de produção de brinquedos para o ensino de Física na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

O Curso de Extensão Ensino de Física na Perspectiva Freiriana, foi realizado de 26/10 a 03/11. Ministrado de forma online pelo Prof. Dr. Alexandre Leite, contou com 21 participantes, incluindo mestrandos do Mestrado em Ensino de Física, do IFPI, Polo 65, e discentes da Licenciatura em Educação do Campo, da UFPI. O curso apresentou uma breve biografia de Paulo Freire e trouxe para a discussão conceitos freirianos importantes para um ensino de Física mais crítico.

O Curso Meteorologia no ensino de Física, de 29/11 a 17/12, foi desenvolvido no CETI Luiz Ubiraci de Carvalho, em Vila Nova do Piauí, pelo prof. Welhitom Florentino Leal.  Ministrado presencialmente para estudantes da referida escola, o curso teve o objetivo de compreender a relação entre a meteorologia e a Física em nível médio de forma contextualizada, dentro da proposta de convivência com o Semiárido, e, ao final, os alunos produziram fanzines sobre o tema.

Alunos do CETI Luiz Ubiraci de Carvalho, em Vila Nova do Piauí, fazendo fanzines no curso de Meteorologia no Ensino de Física

Depois de dois anos em vigor, o projeto Física na Comunidade foi finalizado no último dia 31. O professor e coordenador Alexandre Leite, cita o objetivo e a importância das ações realizadas, especialmente para os professores participantes. “O objetivo era popularizar o conhecimento de Física e de Ciências da Natureza de uma forma geral junto à população do campo ou comunidades periféricas aqui da região de Picos. Pegando Picos e municípios vizinhos. Os cursos foram importantes porque serviram principalmente para a formação de professores. Tanto professores em formação, que são os licenciandos em Educação do Campo, Ciências Biológicas e outros cursos, como professores em exercício”, finaliza.