Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Nota de Esclarecimento: Residência Universitária

Nota de Esclarecimento: Residência Universitária

Sobre o vazamento de água ocorrido nas dependências da Residência Universitária I da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizada no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, na noite dessa quarta-feira (11), a Administração Superior da Universidade esclarece que tão logo o prefeito universitário, engenheiro José Alves de Mendonça Filho, foi comunicado do ocorrido, ainda na noite de ontem, o mesmo se deslocou ao local para prestar assistência aos residentes.

O vazamento foi ocasionado por problema na bomba da caixa d'água, cuja manutenção estava agendada para a manhã desta quinta-feira (12). Informamos que o problema foi corrigido.

A Administração comunica ainda que os residentes foram orientados a utilizarem na mesma noite (11) as dependências da Residência Universitária II - unidade nova, ainda não inaugurada, mas com pronta condição de uso.

Devido ao ocorrido, a inauguração da unidade nova, marcada para o final do mês de junho, foi antecipada e os residentes autorizados a realizar mudança definitiva, o que está ocorrendo na manhã desta quinta-feira (12) desde às 06h da manhã, com o acompanhamento de representantes da Prefeitura Universitária (Preuni), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da PRAEC.

Após ser desocupada, a Residência Universitária I será fechada e totalmente reformada para a disponibilização de 64 novas vagas para alunos que tenham interesse em receber este benefício.

Ressalta-se que apesar do transtorno, não houve dano à integridade física dos residentes.

A Administração Superior da UFPI reitera seu compromisso com políticas de assistência estudantil que colaboram com a permanência do aluno no ensino superior, como é o caso do Programa Residência Universitária.

Residência Universitária

O Programa Residência Universitária visa atender a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não tenham domicílio na sede do Campus onde cursam sua graduação. A Universidade Federal do Piauí conta com unidades de Residência Universitária em seus cinco Câmpus, a saber:

• Teresina (situação atual): Residência I - a ser reformada - com capacidade para 64 vagas; Residência II (novo prédio, já em ocupação) - capacidade para 128 alunos;
  • Parnaíba: com capacidade para 40 alunos;
  • Picos: capacidade para 198 alunos;
  • Floriano: capacidade para 96 alunos;
  • Bom Jesus: capacidade para 30 alunos.