Professor Laurielson Alencar ao lado de estudantes do CTF/UFPI
A Casa do Mel do Colégio Técnico de Floriano (CTF), vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), oferece aos estudantes a oportunidade de realizar atividades práticas de apicultura, ao mesmo tempo em que proporciona aos apicultores da região um local adequado para a extração do mel, sem custos. O projeto nasceu de uma proposta apresentada ao Ministério da Integração Nacional entre 2011 e 2012 e foi concretizado com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Os alunos do curso Técnico em Agropecuária de Floriano têm a chance de participar de atividades práticas de colheita e extração de mel, aplicando na prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.
Casa do Mel proporciona o ensino a estudantes do CTF/UFPI e também auxilia os produtores locais
Segundo o professor Laurielson Alencar, do curso de Agropecuária do Colégio Técnico de Floriano, o projeto permite realizar a apicultura com mais qualidade e segurança. "O objetivo era criar uma Casa do Mel para realizar a extração do mel de forma mais higiênica e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos uma vivência didática sobre o que constitui uma estrutura de extração dentro dos padrões sanitários", explica.
O projeto oferece aos apicultores locais a oportunidade de coletar o mel produzido em um ambiente que atende aos requisitos higiênico-sanitários, sem a necessidade de arcar com os custos de uma estrutura própria para a extração.
O apicultor Gabriel Soares destaca a importância do projeto para aqueles que não têm condições de investir na extração do mel. "É uma excelente alternativa para quem não possui os equipamentos necessários para uma colheita segura e higienizada. Além disso, a universidade conta com uma equipe técnica qualificada que auxilia na desoperculação e manipulação do mel", comenta.
A Casa do Mel tem como objetivo impulsionar a produção de mel e oferecer suporte aos pequenos apicultores locais, além de proporcionar práticas educativas aos alunos e evidenciar a significativa produção de mel no Estado do Piauí.
Confira mais fotos: