Aplicativo tem por intuito em auxiliar na localização dentro da Universidade
Você já se perdeu nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI), enquanto procurava uma sala, centro, prédio ou auditório? Se sim, você vai se identificar com as estudantes Rebeca Costa e Kaylane Silva, do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI. “Ontem, eu tive uma reunião lá no Auditório da Biologia, foi muito difícil para eu me achar, tive que perguntar pros alunos”, relata Kaylane. Já Rebeca apontou ter mais dificuldade com salas: “Se você fala que é no CCE e diz só a sala e o número, não tem como você achar porque o CCE é enorme, assim acontece com o CCHL. Então, se é no CCHL na sala tal, tudo bem, a gente conhece, sabe onde é o CCHL, mas a gente não sabe onde é cada sala”, aponta Rebeca.
Professora Mayra Fernandes ao lado de estudantes que colaboram com o projeto
A partir deste problema que afeta, principalmente, os ingressantes da UFPI, sejam estudantes ou funcionários, a professora Mayra Fernandes, do Departamento de Recursos Hídricos, Geotecnia e Saneamento Ambiental do Centro de Tecnologia (CT), teve a ideia de criar um aplicativo que pudesse melhorar a qualidade de vida da comunidade ao se locomover dentro desta. “Há 10 anos, vivenciando aqui na UFPI essa problemática de todo início de semestre sair procurando onde são as salas em que vamos ministrar aulas para poder nos localizarmos, surgiu a ideia ao virmos a divulgação do Desafio InovaUFPI de formularmos um aplicativo de fácil acesso para ajudar nessa localização interna e, com isso, otimizando o tempo do funcionário, do docente, do técnico e dos alunos”, explica a professora Mayra.
O aplicativo “Localiza UFPI” vai operar com duas funcionalidades básicas: A sua localização interna na UFPI, e ao acionar o local de destino, por exemplo, sala 3 do bloco 7, ele vai te direcionar até lá, apontando o local exato da sala e exibindo uma rota interna. Desta forma, o aplicativo otimiza o tempo do usuário, exibindo a rota mais rápida até o destino buscado. Além disso, para a comunidade externa, ele ajuda não só em localizações pontuais como em salas onde acontecem concursos, mas em função de uma demanda específica como os eventos. Ele vai ter uma aba em que todos os eventos cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), que tenham interesse de ter a sua localização exata veiculada no Localiza UFPI, traçando a rota, mesmo de casa, até o evento.
O estudante que faz parte do desenvolvimento do projeto, Paulo Roberto Martins Santos, conta que buscou a professora assim que viu o edital do Desafio InovaUFPI: “Eu vi a oportunidade de contribuir de alguma forma interessante para a Universidade. Entrei em contato com a professora, porque eu já sabia que ela era muito engajada com a comunidade acadêmica, e ela já tinha vontade de desenvolver esse projeto. Com esse recurso, temos, finalmente, a possibilidade de colocar isso em prática", conta.
O projeto piloto do aplicativo vai englobar um dos centros da Universidade, escolhido via formulário que ainda será lançado para a comunidade que vai decidir em qual dos centros existe mais dificuldade de localização. O Localiza UFPI tem um prazo de seis meses para ser lançado. Ótima notícia para a Rebeca e para a Kaylane, que vão poder encontrar com mais facilidade os locais que precisam ir na Universidade.
Desafio InovaUFPI
Em ocasião de conquista do 2º lugar do Desafio InovaUFPI anunciado no evento StartUFPI
Organizado com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo entre a comunidade acadêmica, o Desafio InovaUFPI é uma competição multidisciplinar que visa transformar ideias em ações práticas que beneficiem o ambiente universitário. A competição, além de incentivar a cultura de inovação, busca fortalecer o ecossistema empreendedor do Piauí e capacitar seus participantes para os desafios do mercado contemporâneo.
A competição premiou três equipes: UFPI Makers, Localiza UFPI e projeto Purificar.