Vencedores do Desafio InovaUFPI: “UFPI Makers” transforma plástico descartado em filamento para impressão 3D

Projeto acontece no âmbito da Engenharia de Materiais

Com uma proposta ousada e criativa, a equipe "UFPI Makers" não só venceu o Desafio InovaUFPI, mas também trouxe à tona uma solução sustentável que beneficia tanto o meio ambiente quanto os alunos da Instituição. Já imaginou criar equipamentos usando impressora 3D a partir de plásticos recicláveis descartados dentro da própria Universidade?  Essa foi a ideia de um projeto de três alunos e uma professora do Curso de Engenharia de Materiais elaborado em 20 dias, que garantiu o 1º lugar na competição.

Professora orientadora, Renata Barbosa

O projeto vencedor tem como foco a sustentabilidade, reaproveitando plásticos descartados e transformando-os em filamentos para impressoras 3D. “Nós começamos com uma ideia simples, que já vinha sendo desenvolvida no laboratório, mas até então trabalhávamos com polímeros comerciais. O grande diferencial do nosso projeto agora é a utilização do plástico reciclado”, explicou a professora Renata Barbosa, orientadora da equipe.

A partir da matéria-prima reciclada, a equipe já criou ferramentas úteis para o dia a dia dos estudantes. Como prova do conceito, conseguiram produzir um equipamento composto em 90% por peças fabricadas com a técnica de impressão 3D e filamentos reciclados. O objeto, que poderia custar cerca de 100 mil reais se fosse produzido com materiais convencionais, mostra o potencial da inovação no uso sustentável dos recursos.

Para a professora Renata Barbosa a conquista reflete o valor da interdisciplinaridade e da inovação aplicada a problemas reais. “Esse tipo de iniciativa mostra como a união de conhecimentos pode trazer soluções inovadoras. Os estudantes não só contribuíram com um olhar sustentável para a nossa universidade, mas também desenvolveram habilidades essenciais para desenvolver um futuro no mercado de trabalho”, ressalta a professora Renata.

Inicialmente, o projeto beneficia a área tecnológica, com foco em equipamentos. De acordo com a docente, há a pretensão de criar um equipamento simples, de bancada, para medir as propriedades mecânicas de um material. Ela explica que a ideia surgiu tendo em vista o fato de que na Universidade são disponibilizados equipamentos grandes que, às vezes, não oferecem a sensibilidade necessária para testes mais detalhados. Além disso, estudam a ideia de desenvolver kits para o curso de Moda, incluindo réguas específicas para as disciplinas.

Estudantes que participam do projeto "UFPI Makers"

Iasmin Bueno, uma das integrantes do "UFPI Makers", compartilha que o projeto foi uma experiência única em sua jornada acadêmica, marcada por desafios e aprendizados. “Foi uma oportunidade incrível poder transformar resíduos em algo útil e sustentável. Ver os resultados práticos e o impacto do nosso trabalho foi muito gratificante”, comenta Iasmin.

Já Wellington Ferreira destaca a importância do trabalho em equipe e da aplicação de conceitos aprendidos em sala de aula no projeto. “A cada etapa, nos deparamos com desafios que exigiam novas habilidades e, por isso, constantemente tivemos que nos aproximar de uma visão mais empreendedora”, afirma.

Por terem alcançado através do projeto a primeira colocação, o grupo foi contemplado com 20 mil reais para dar andamento a iniciativa inovadora. Com o montante, pretendem melhorar a qualidade das impressoras, adquirindo modelos com melhor corte e mais flexibilidade, permitindo o trabalho com mais eficiência. Além disso, por envolver várias etapas, como a coleta do plástico (que não gera custo), a seleção, a trituração do material e a preparação do filamento em outro equipamento do laboratório precisarão de mais artifícios para o trabalho experimental.

O projeto também está vinculado à Liga Acadêmica do Curso, onde conta também com a participação de outros alunos do Curso. “Estimamos que, no total, cerca de 10 alunos podem ser necessários para finalizar todas as etapas. Vale ressaltar que o projeto tem um prazo de seis meses e, no início, teremos uma demanda intensa para fortalecer e impulsionar o desenvolvimento dessa iniciativa”, relatou a orientadora. 

Após apresentação e desempenho do projeto, o grupo está na fase de construir plano de trabalho, a fim de solicitar materiais necessários para os estudos.

Desafio InovaUFPI

Equipe foi certificada com a premiação durante o StartUFPI

Organizado com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo entre a comunidade acadêmica, o Desafio InovaUFPI é uma competição multidisciplinar que visa transformar ideias em ações práticas que beneficiem o ambiente universitário. A competição, além de incentivar a cultura de inovação, busca fortalecer o ecossistema empreendedor do Piauí e capacitar seus participantes para os desafios do mercado contemporâneo.

Com o desenvolvimento deste projeto, a equipe "UFPI Makers" deixa um legado para a UFPI ao demonstrar o valor da reciclagem e da impressão 3D como ferramentas de transformação. A competição reforça o compromisso da universidade em incentivar uma cultura de inovação que impacte positivamente a vida dos alunos e do ecossistema empreendedor no Piauí, inspirando mais estudantes a trazerem soluções reais para os desafios do dia a dia acadêmico e social.