Professora Márcia Astrês e Lidya Tolstenko com o presidente do Coren-PI, Dr. Samuel Freitas Soares
As professoras do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Lidya Tolstenko Nogueira e Márcia Astrês Fernandes receberam a maior honraria da enfermagem piauiense, o Benevina Vilar - Prêmio Profissional Destaque da Enfermagem Piauiense 2024. A solenidade de premiação ocorreu na última sexta-feira (20), no auditório da sede do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), presidida pelo presidente do Coren-PI, Dr. Samuel Freitas Soares.
A cerimônia celebrou o reconhecimento profissional de enfermeiros e técnicos ou auxiliares de Enfermagem que atuam no Piauí, em cinco dimensões: Histórica, Assistencial, Formação e desenvolvimento profissional, Gestão e Empreendedorismo. A professora Lidya Tolstenko foi premiada no segmento Destaque em Excelência e Dedicação, na dimensão Histórica, e a professora Márcia Astrês no segmento Destaque no Ensino de nível Superior, na dimensão Formação e Desenvolvimento Profissional. Ao todo, quinze profissionais que mais se destacaram no exercício de suas atividades durante o ano de 2024 foram premiados. Os vencedores foram escolhidos por votação popular voluntária, alcançando nessa quarta edição mais de 16 mil votos, marca histórica da premiação.
O Prêmio Benevina Vilar presta homenagem à professora Benevina Maria Teixeira Vilar Nunes, referência na formação de enfermeiros no Piauí. Como docente da UFPI, a professora dedicou sua vida à educação e à qualificação da Enfermagem, moldando gerações de profissionais que hoje fazem a diferença na saúde pública e privada. A premiação foi criada em 2021, na gestão do presidente do Conselho Regional do Piauí (COREN-PI), Antônio Francisco Luz Neto.
Professora Márcia Astrês e o conselheiro do Cofen, Antônio Neto
Atualmente conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem-Cofen, Antônio Neto, destacou que o prêmio carrega o legado da professora Benevina como inspiração para o presente e o futuro da enfermagem piauiense. “Reconhecemos sua contribuição inestimável para o fortalecimento da profissão e, também, o impacto transformador de sua trajetória acadêmica e profissional. Professora Benevina representa o ideal de excelência, ética e dedicação que buscamos perpetuar na Enfermagem”, frisou.
A professora Lidya Tolstenko ressaltou a alegria de receber o Prêmio e do privilégio de ter acompanhado a trajetória de Benevina Vilar, quando pode comprovar o companheirismo, competência, dedicação e ética da professora. “Com muita honra e orgulho, recebi o Prêmio Benevina Vilar, que me trouxe dupla alegria: a distinção do Coren-PI pelo trabalho por mim desenvolvido no Piauí, nesses quase cinquenta anos de labuta em prol da formação de mais de dois mil enfermeiros, especialistas, mestres e doutores, e por tratar-se de honraria que eterniza o nome da grande Benevina Vilar”, revelou.
Quinze profissionais receberam o Prêmio Benevina Vilar
A professora Márcia Astrês elogiou a criação da premiação pelo Coren-PI, uma vez que valoriza e reconhece os profissionais de Enfermagem que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem para o desenvolvimento da categoria no Piauí. Ela também falou do sentimento ao receber o Prêmio. “Concorrer a essa premiação foi emocionante, desde o momento da indicação, votação, momento da solenidade e o pós. Recebi várias mensagens durante todo esse processo, de egressos, muitos com inserção no mercado de trabalho no Piauí, em outros estados e até no exterior, manifestando o voto, congratulações e até tecendo passagens importantes que marcaram suas trajetórias. Colegas, amigos, conhecidos e familiares também estiverem na torcida”, celebrou.