Curso da LEDOC de Teresina conquista nota máxima em avaliação do MEC

Reforçando a excelência dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o curso do Campus Ministro Petrônio Portela foi avaliado com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A reitora Nadir Nogueira destacou que a Licenciatura em Educação do Campo foi acolhida pela UFPI com grande entusiasmo, dado seu propósito de levar a formação docente para os mais diversos espaços do Estado do Piauí. “Receber uma avaliação tão positiva, com nota 5, a máxima possível, é motivo de grande alegria. Esse reconhecimento reflete não apenas o sólido compromisso da Universidade, mas também a oferta de condições adequadas para o desenvolvimento acadêmico. No caso específico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, asseguramos que professores e alunos dispusessem dos recursos e do suporte necessários para a realização de suas atividades pedagógicas e acadêmicas. Isso permitiu que os estudantes concluíssem suas formações alinhados aos projetos pedagógicos, culminando na entrega de profissionais altamente qualificados à sociedade e às comunidades locais, agora reconhecidos por sua excelência pelo MEC”, enfatizou.

Ao centro da foto, o professor Luiz Bonfim, na entrega de certificados às escolas do campo nos municípios de Piripiri e Pedro II

O coordenador do curso, professor Luiz Bonfim, destacou que o resultado é fruto de um esforço coletivo. “É o trabalho conjunto de professores, alunos, servidores técnico-administrativos, da gestão superior e do Centro de Ciências da Educação (CCE), que sempre nos apoiaram. Também é importante reconhecer a parceria com movimentos sociais, associações, escolas públicas e outros docentes da UFPI que colaboram com ações e projetos de extensão”, ressaltou. Em Teresina, a LEDOC conta com 17 professores doutores e é focada em Ciências da Natureza.

O estudante Rosilvado Silva, durante atividade da LEDOC

O estudante do curso e vice-presidente do Centro Acadêmico da LEDOC, Rosivaldo Silva, relatou a surpresa e a alegria dos discentes com a nota: “Ficamos muito felizes com o reconhecimento, pois isso trará mais visibilidade para o nosso curso”, afirmou. Ele também destacou a importância dessa visibilidade, dado que o curso ainda é pouco conhecido pela comunidade externa: “Muitas pessoas nos perguntam sobre o curso, e sempre explicamos em detalhes a sua relevância, especialmente por pautar a valorização dos saberes do campo e do povo do campo”, completou.

A conquista do curso em Teresina marca seus 10 anos de existência e se soma aos resultados obtidos pelos campi de Bom Jesus e Floriano, que também alcançaram a nota máxima neste quadriênio. O professor Luiz Bonfim enfatizou a satisfação de toda a equipe com o resultado: “Estamos todos muito contentes e nos sentimos recompensados. Esse reconhecimento nos estimula a continuar, aprimorar o que for necessário e desenvolver novas ações para garantir a continuidade e o aperfeiçoamento do curso”, elucidou.

Por último, sobre a obtenção da nota máxima, a reitora Nadir Nogueira, associou o símbolo da LEDOC ao espírito de renovação do Natal. “O girassol sempre gira buscando o sol, como a luz que aquece, dá vida e alimenta a esperança. Desejamos a todos que fazem parte da Licenciatura do Campo que continuem recebendo essa luz e sendo inspirados pela simbologia do girassol”, finalizou.