Reitora Nadir Nogueira participa da celebração dos 50 anos da 2ª turma de Medicina da UFPI em evento no CRM-PI

Mesa de honra da celebração dos 50 anos da 2ª turma de Medicina da UFPI

A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir do Nascimento Nogueira, participou nesta sexta-feira (20) da celebração dos 50 anos da formatura da segunda turma do curso de Medicina da Instituição. A solenidade foi realizada no Auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) e contou com a presença de egressos, docentes, discentes, gestores da UFPI e representantes do CRM-PI, reunidos para comemorar meio século de conquistas e o legado dos pioneiros da formação médica.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira

A reitora Nadir Nogueira destacou a relevância do curso de Medicina para a UFPI e seu impacto na sociedade piauiense e brasileira. “A Universidade desempenha um papel fundamental na formação e qualificação de recursos humanos, especialmente por meio do curso de Medicina. Este curso não apenas qualifica profissionais para o Piauí, mas também para todo o Brasil, com quase 99% dos egressos tendo sucesso nos processos seletivos para residências médicas. Muitos desses profissionais retornam ao Piauí para oferecer serviços de saúde de excelência, contribuindo para a reputação de Teresina como um polo de saúde. O Hospital Universitário da UFPI oferece 24 residências médicas, reforçando nosso compromisso social com a formação e a qualificação dos profissionais e com a melhoria da atenção à saúde”, afirmou.

Presidente do CRM-PI, João Araújo Moura Fé

O presidente do CRM-PI, João Araújo Moura Fé, ressaltou que o evento é importante tanto para o Conselho quanto para os médicos homenageados. “O Conselho Regional de Medicina celebra este momento histórico, homenageando médicos que completam 50 anos de formatura e dedicação à sociedade piauiense. Esta celebração reforça o compromisso do Conselho em valorizar os profissionais da Medicina, reconhecendo sua experiência e contribuição para a sociedade, especialmente como exemplo para as novas gerações de médicos”, destacou.

Professor da UFPI, Paulo Humberto Moreira Nunes, aluno da 1ª turma de Medicina da UFPI

O professor Paulo Humberto Moreira Nunes, aluno da 1ª turma de Medicina da UFPI e que se tornou docente do curso, comemorou os 50 anos da segunda turma com grande satisfação, alegria e gratidão. Ele considerou o evento uma oportunidade para reencontrar colegas, homenagear os falecidos e celebrar. Ao compartilhar sua experiência, deixou uma mensagem inspiradora para os alunos atuais: “Vale a pena seguir a carreira médica com trabalho árduo, honestidade, ética e amor à vida, defendendo-a em todas as circunstâncias. Desejo bênçãos e sucesso nos estudos e na carreira”, disse.

A mesa de honra também contou com a presença de Caetano Cortez Rufino Filho, conselheiro e 1º secretário do CRM-PI; Leandro Cardoso Fernandes, presidente da Academia de Medicina do Piauí; e Yáscara Pinheiro Lages, conselheira do Conselho Federal de Medicina. 

A programação incluiu homenagens aos professores e gestores que contribuíram para a criação do curso, além de uma exposição fotográfica com registros históricos da primeira turma. A participação na comemoração reforçou o compromisso da Instituição em valorizar seu passado, reconhecer o presente e inspirar as futuras gerações de médicos formados.

Confira mais fotos: