PREMAUT: Projeto da UFPI promove há 6 anos o desenvolvimento de crianças e jovens com autismo

Projeto de Extensão também atende em espaço da ADUFPI

O Projeto de Extensão de Atividades Motoras para Pessoas com Autismo (PREMAUT) é uma iniciativa do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina. Há seis anos, o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com autismo, por meio de atividades psicomotoras e esportivas. Sob a coordenação da professora Mara Jordana, do curso de Educação Física, o PREMAUT conta com uma equipe formada por 52 estudantes dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Jornalismo. Atualmente, a iniciativa atende 42 pessoas com autismo e realiza também ações voltadas para as famílias dos atendidos no Espaço Vida Flor, localizado na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).

Professora do curso de Educação Física, Mara Jordana

A coordenadora do projeto, professora Mara Jordana, destaca a importância do PREMAUT para o desenvolvimento de crianças e jovens com autismo, ressaltando os benefícios das atividades psicomotoras no aprimoramento das habilidades motoras e emocionais dos alunos. "O PREMAUT visa promover a autonomia funcional e a qualidade de vida de crianças e jovens com autismo, por meio de atividades psicomotoras e esportivas. As aulas são organizadas em quatro turmas, com encontros semanais de uma hora, realizados na ADUFPI. Os estudantes são distribuídos de acordo com a disponibilidade das famílias, e o atendimento é totalmente gratuito. Atualmente, atendemos 42 alunos. As atividades psicomotoras realizadas no projeto têm um impacto positivo significativo no desenvolvimento motor e emocional dos participantes, contribuindo para seu crescimento integral", afirma a professora.

Sônia Araújo e Selsa Lima, mães de Samuel Levi, de 6 anos, aluno atendido pelo PREMAUT

Sônia Araújo, mãe de Samuel, um dos alunos atendidos pelo projeto, ressalta o impacto transformador do PREMAUT na vida de seu filho, destacando como o projeto tem sido fundamental para o seu desenvolvimento e para a melhoria significativa de sua qualidade de vida. "Meu filho, Samuel Levi, tinha 3 anos e 6 meses quando iniciou o atendimento no PREMAUT, apresentando dificuldades de interação, coordenação motora e equilíbrio. Hoje, ele tem 6 anos, 11 meses e 5 dias, e a evolução dessas dificuldades foi notável. Em primeiro lugar, destaco o carinho, o acolhimento e a dedicação da Mara e de toda a equipe de monitores, que sempre estiveram ao lado dele com muito amor e atenção. Além disso, as atividades específicas, voltadas para o desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio, desempenharam um papel fundamental em sua evolução. O apoio constante e as intervenções personalizadas fizeram toda a diferença no progresso que Samuel alcançou até aqui", enfatiza Sônia.

Confraternização do Projeto de Extensão

Na última terça-feira, 17 de dezembro, o PREMAUT promoveu sua festa de confraternização de fim de ano, reunindo a equipe, os alunos atendidos e seus familiares. O evento foi uma oportunidade única para celebrar as conquistas de 2024, refletir sobre os avanços realizados e fortalecer os laços entre todos os envolvidos no projeto. A confraternização também proporcionou um momento de integração e alegria, oferecendo aos alunos, seus familiares e à equipe uma vivência de união e celebração. Esse encontro reforçou o espírito de comunidade e renovou o compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento contínuo dos atendidos.

Para 2025, o PREMAUT (@premaut) planeja ampliar suas ações, com o objetivo de alcançar ainda mais resultados positivos. O projeto está focado em oferecer mais suporte e recursos, aprimorando as estratégias de atendimento e expandindo as possibilidades para as crianças e jovens atendidos. Além disso, com o apoio contínuo de iniciativas como essa, a UFPI reafirma seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento de projetos que promovem o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Esse tipo de iniciativa fortalece a importância da parceria entre a universidade, a comunidade e as famílias, criando um ambiente cada vez mais acolhedor e transformador para todos.

Veja mais fotos de ações do PREMAUT: