Professor da UFPI de Bom Jesus participa de oficina de planejamento da CERPAM em Mato Grosso do Sul

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa

Professor Daniel Coutinho no credenciamento da Oficina do CERPAM

Entre 25 e 29 de novembro, o professor Daniel Coutinho, do curso de Biologia do Campus de Bom Jesus da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI), participou da oficina de planejamento do segundo ciclo do Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção da Ictiofauna, Herpetofauna e Primatas do Cerrado, Pantanal e Amazônia (CERPAM).

Grupo de pessoas em pé

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Definição de áreas prioritárias para conservação de espécies alvo do CERPAM

A oficina foi realizada com o apoio do Laboratório Mapinguari da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande - MS, e reuniu pesquisadores, representantes de órgãos estaduais de meio ambiente, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), e diversas instituições de todo o Brasil.

O professor Daniel Coutinho, pesquisador líder do Laboratório de Ictiologia do Alto Parnaíba (LIAP/CPCE/UFPI), fala sobre as principais ações que destacou no evento. “(Destaquei) ações necessárias à conservação de uma espécie de arraia (Potamotrygon signata) endêmica da bacia do rio Parnaíba, ameaçada por ações antrópicas de uso e ocupação do solo que têm avançado sobre áreas contíguas aos rios onde este organismo habita”, conta.

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa

Apresentação do professor Daniel Coutinho, representando a Universidade Federal do Piauí em defesa das espécies ameaçadas de extinção pelo uso e ocupação do solo na bacia do rio Parnaíba

O encontro foi realizado a fim de promover a elaboração de ações para a redução das principais ameaças às espécies-alvo, como arraias, peixes ósseos, anfíbios, répteis e primatas. A iniciativa é coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (ICMBio/RAN), com o apoio de pontos focais de outros Centros Nacionais de Pesquisa do ICMBio.

Com a visão de manter populações naturais viáveis das espécies-alvo do CERPAM até 2050, com a participação de diversos setores da sociedade e considerando os desafios das mudanças ambientais, o objetivo geral para 2030 é promover ações que reduzam os impactos das ameaças e melhorem o estado de conservação das espécies-alvo do CERPAM e de seus habitats, levando em consideração suas particularidades territoriais e biológicas.

Acesse também o instagram @liapufpibomjesus.