Professor Daniel Coutinho no credenciamento da Oficina do CERPAM
Entre 25 e 29 de novembro, o professor Daniel Coutinho, do curso de Biologia do Campus de Bom Jesus da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI), participou da oficina de planejamento do segundo ciclo do Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção da Ictiofauna, Herpetofauna e Primatas do Cerrado, Pantanal e Amazônia (CERPAM).
Definição de áreas prioritárias para conservação de espécies alvo do CERPAM
A oficina foi realizada com o apoio do Laboratório Mapinguari da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande - MS, e reuniu pesquisadores, representantes de órgãos estaduais de meio ambiente, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), e diversas instituições de todo o Brasil.
O professor Daniel Coutinho, pesquisador líder do Laboratório de Ictiologia do Alto Parnaíba (LIAP/CPCE/UFPI), fala sobre as principais ações que destacou no evento. “(Destaquei) ações necessárias à conservação de uma espécie de arraia (Potamotrygon signata) endêmica da bacia do rio Parnaíba, ameaçada por ações antrópicas de uso e ocupação do solo que têm avançado sobre áreas contíguas aos rios onde este organismo habita”, conta.
Apresentação do professor Daniel Coutinho, representando a Universidade Federal do Piauí em defesa das espécies ameaçadas de extinção pelo uso e ocupação do solo na bacia do rio Parnaíba
O encontro foi realizado a fim de promover a elaboração de ações para a redução das principais ameaças às espécies-alvo, como arraias, peixes ósseos, anfíbios, répteis e primatas. A iniciativa é coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (ICMBio/RAN), com o apoio de pontos focais de outros Centros Nacionais de Pesquisa do ICMBio.
Com a visão de manter populações naturais viáveis das espécies-alvo do CERPAM até 2050, com a participação de diversos setores da sociedade e considerando os desafios das mudanças ambientais, o objetivo geral para 2030 é promover ações que reduzam os impactos das ameaças e melhorem o estado de conservação das espécies-alvo do CERPAM e de seus habitats, levando em consideração suas particularidades territoriais e biológicas.
Acesse também o instagram @liapufpibomjesus.