Curso de Biologia de Bom Jesus oferta disciplina de Ictiologia e realiza atividades na Fazenda Experimental Alvorada do Gurguéia

Grupo de pessoas na grama posando para fotoDescrição gerada automaticamente

Registro fotográfico da expedição de campo da turma de Ictiologia 2024.2, a primeira turma desta disciplina eletiva ofertada na UFPI, realizada na Fazenda Experimental Alvorada do Gurguéia

De 7 a 14 de dezembro, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Professora Cinobelina Elvas, de Bom Jesus, realizou a disciplina eletiva de Ictiologia com 60 horas de carga horária. A disciplina levou 15 alunos para uma experiência de imersão na vivência da ciência de estudo dos peixes na sede da Fazenda Experimental Alvorada do Gurguéia (FEAG).

Grupo de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente

Preparação da equipe para a trilha noturna no Riacho Correia da FEAG

Diversas atividades foram realizadas na oportunidade, como trilhas ecológicas diurnas e noturnas; coletas de peixes com técnicas ativas e passivas; debates sobre o impacto do uso e ocupação do solo sobre as espécies de peixes do Riacho Correia, que atravessa a FEAG e deságua no Rio Gurguéia, além da apresentação de trabalhos científicos do Laboratório de Ictiologia do Alto Parnaíba (LIAP).

A disciplina foi proposta e ministrada pelo professor Daniel Coutinho. Ele fala sobre a importância da oferta e as contribuições da disciplina para os alunos. “A integração dos conteúdos teóricos com as atividades práticas em campo, seguidas de laboratório e integradas a um sistema de avaliação baseada na produção de textos científicos dão aos alunos a oportunidade do exercício do dia a dia de um biólogo completo. Esta é a proposta da disciplina de Ictiologia, que visa fundamentar a experiência em campo dos alunos que desejem seguir a área da Zoologia/Ictiologia, além de proporcionar a vivência prática de campo para a formação dos que querem seguir a docência”, declara.

Ele destaca ainda que a disciplina vai ficar marcada no currículo e nas memórias afetivas dos alunos e se tornará uma contribuição relevante em sua formação. “Este tipo de experiência longe da sala de aula tradicional, com todos os trabalhos sendo realizados em grupo sob o comando e envolvimento do professor da disciplina, estreita os laços afetivos entre os alunos e desperta o espírito de equipe dando a eles a oportunidade de conviver uma semana inteira com seus colegas em um ambiente confortável e acolhedor como é o alojamento da FEAG”, elucida.

Grupo de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Práticas de campo e laboratório realizadas pelo prof. Daniel Coutinho com os alunos da turma de Ictiologia 2024.2

Por último, o professor Daniel Coutinho pontua que esta iniciativa foi possível pelo esforço conjunto da direção do CPCE na pessoa do professor Everaldo Moreira; da coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas, Kelly Cristine Moura; do gestor da FEAG, Arthur Medeiros; do setor de transportes da CAF/CPCE, administrada pelo técnico-administrativo, Davi Paulo Sousa; e da chefe do Restaurante Universitário, Nayara Martins. 

Link :

Pessoas em campo de terra

Descrição gerada automaticamente