UFPI celebra protagonismo na nova gestão da ABEPSS para o biênio 2025-2026

Membros da comunidade da UFPI assumem diretoria da ABEPSS

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reafirma sua relevância no cenário acadêmico nacional com a participação de representantes de seu Departamento de Serviço Social, do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) na nova gestão da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) para o biênio 2025-2026.

Sob o tema “A certeza na frente, a história na mão: Serviço Social e luta coletiva”, a nova diretoria da ABEPSS tomou posse no último dia 14 de dezembro, durante o 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), realizado em Fortaleza (CE). A gestão será presidida pela professora doutora Joana Valente, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O Piauí marca presença com representantes da UFPI ocupando posições de destaque na diretoria nacional e regional da entidade. São elas: professora Teresa Cristina Moura Costa – Conselheira Fiscal (Diretoria Executiva); Dafne Dias Lages Monteiro – Representante Suplente Nacional Discente de Pós-Graduação (Diretoria Executiva); professora Sofia Laurentino Barbosa Pereira – Coordenadora Regional de Pós-Graduação (Diretoria Regional Norte); e Renata Schynaider Alves de Sousa – Suplente de Representação Discente de Graduação (Diretoria Regional Norte).

Importância da ABEPSS

Fundada para articular e fortalecer o ensino e a pesquisa em Serviço Social no Brasil, a ABEPSS desempenha um papel estratégico no cenário acadêmico-científico. Em conjunto com entidades como o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO), a ABEPSS promove ações voltadas para a defesa da formação profissional de qualidade, a valorização da profissão e o enfrentamento à precarização do ensino superior.

Na visão da professora Teresa Cristina Moura Costa, conselheira fiscal da ABEPSS, a nova gestão assume compromissos fundamentais. “Seguiremos na luta por uma educação de qualidade, evidenciando o Serviço Social brasileiro em uma perspectiva de totalidade. Também reforçaremos a defesa da formação graduada e pós-graduada, o trabalho profissional e os direitos sociais, além de apoiar todas as formas de lutas contra a exploração e opressão”, destacou.

A professora Sofia Laurentino, coordenadora regional da ABEPSS, ressaltou o alinhamento histórico da UFPI com a entidade. “Nossa participação é fundamental para fortalecer os debates sobre a formação em graduação e pós-graduação, tanto no Piauí quanto em toda a região Norte”, afirmou.

Representação discente: fortalecimento da formação

A presença de estudantes da UFPI na gestão da ABEPSS reflete a importância da formação crítica e integrada. Para Renata Schynaider, presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social da UFPI, a participação discente amplia a compreensão das demandas da profissão. “A ABEPSS promove o intercâmbio de saberes entre discentes, docentes e pesquisadores de diversas regiões do Brasil, o que é essencial para a construção de uma visão nacional sobre o Serviço Social”, destacou.

Dafne Dias Lages Monteiro, representante discente de pós-graduação na diretoria nacional, reforçou a relevância do diálogo e da pluralidade na gestão. “Ocupamos espaços representativos que tornam a entidade mais democrática, fortalecendo sua interlocução com a pesquisa e a base estudantil. Representar o Piauí é um orgulho, pois traduz o compromisso coletivo da ABEPSS”, afirmou.

Reconhecimento e perspectivas

A chefe do Departamento de Serviço Social da UFPI, professora Rosilene Marques, celebrou o protagonismo da Universidade. “Parabenizamos a todas e celebramos com imensa alegria a presença de nossas docentes e discentes na ABEPSS. Essa representação reafirma um projeto de formação ético-político crítico e emancipatório, essencial para as lutas anticapitalistas, antirracistas, antipatriarcais, entre outras”, declarou.