Projeto "Estilo Sustentável THE" marca presença no Mercado Xique Xique
O projeto de extensão Estilo Sustentável THE, iniciado em 2023 e coordenado pela professora Liliane Araújo, do curso de Moda, Design e Estilismo do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI), promove ações práticas voltadas à conscientização sobre consumo sustentável. O objetivo é sensibilizar a comunidade para práticas mais ecológicas e conscientes. Em 7 de dezembro, o projeto participou, pela segunda vez consecutiva, do Mercado Xique Xique, realizado no Sesc Cajuína, com o intuito de promover uma moda alinhada a perspectivas ecológicas.
Reitora Nadir Nogueira durante visita ao estande
De acordo com a reitora Nadir Nogueira, que esteve presente para prestigiar a participação da UFPI na feira, o evento tem uma proposta importante de conectar projetos sustentáveis, como os da gastronomia, moda e outras iniciativas inovadoras. "Observamos uma ampliação de estandes que trazem inovação, combinada com elementos do Estado do Piauí, o que agrega muito valor. Parabenizamos o curso de Moda, que mais uma vez está presente, trazendo a importante pauta da sustentabilidade", destacou.
Professora Liliane Araújo
Para a coordenadora do projeto, Liliane Araújo, o objetivo é que o consumo de produtos gere bem-estar não apenas para os consumidores, mas, principalmente, para o planeta. "Queremos conscientizar as pessoas a consumir produtos mais duráveis, evitando o descarte acelerado. Sabemos que as roupas são praticamente eternas, e esse é nosso propósito. Dentro desse contexto, também realizamos ações com produtores locais, oferecendo consultorias, desenvolvendo coleções e promovendo pesquisas científicas dentro do projeto", afirmou.
A estudante Yasmin Sales, participante do projeto, contou que um formulário foi distribuído no evento, cujos dados resultarão na produção de um artigo científico. "Pesquisamos a faixa socioeconômica das pessoas que frequentam o Mercado Xique Xique, assim como a dos consumidores. Avaliamos o processo produtivo, buscando entender sua correlação com a sustentabilidade, além da percepção dos consumidores sobre esse tema", explicou.
O projeto Estilo Sustentável THE realizou, ainda, uma oficina para a confecção de cartões bordados com temas natalinos, permitindo ao público do Xique Xique conhecer o trabalho do grupo.
Moda Sustentável é Possível?
"Nenhuma marca consegue ser 100% sustentável, mas dentro de seu processo, pode adotar métodos sustentáveis. O ideal é que a marca consiga alcançar o máximo de sustentabilidade possível", ressaltou a subcoordenadora do projeto, a professora Simone Albuquerque.
Projeto foca no consumo de estilo sustentável e ecológico
Um exemplo de marca que busca seguir uma produção mais sustentável é a Arretado, que utiliza algodão colorido naturalmente para confecção das peças. Leonardo Lopes, proprietário da marca, e a equipe do Estilo Sustentável THE tiveram um primeiro contato na edição passada do Xique Xique e discutiram uma parceria, que visa a criação de peças com modelagens diferenciadas, e tendo o objetivo de reduzir o desperdício, uma vez que sobram muitos retalhos na produção. "Como não entendo nada de moda, seria muito difícil chegar aonde eu pretendo agora com o projeto, que é lançar essa coleção feita com algodão colorido. Estou contando no sucesso dessa parceria", destacou.
Conheça mais sobre o Projeto Estilo Sustentável
O Estilo Sustentável THE conta com mais de 20 integrantes, incluindo as professoras Liliane Araújo, coordenadora do projeto, e Simone Albuquerque, subcoordenadora, além de estudantes do curso de Moda da UFPI e do IFPI. O projeto visa promover um consumo mais sustentável e o desenvolvimento de uma produção mais limpa e justa na moda. Surgido por meio do grupo de pesquisa Estudos de Gestão, Mercado e Sustentabilidade na Moda (EGEMS), foi contemplado na edição de 2023 dos Seminários Integrados da UFPI (SIUFPI), com menção honrosa de 3º lugar na pesquisa de iniciação científica (PIBIC).
Os alunos do projeto participam de palestras, minicursos e rodas de conversa ministradas por membros do grupo. Além disso, eles aplicam seus conhecimentos em mídias sociais digitais, alimentando o Instagram do projeto com artes, fotografias, gravações e edição de vídeos. "O projeto completará um ano em janeiro e, desde o início, realizamos várias ações, como as duas participações no Mercado Xique Xique. No começo, éramos apenas seis estudantes, e o aumento no número de participantes demonstra o crescimento da iniciativa", comentou a professora Liliane Araújo.
As atividades do projeto buscam atender às necessidades sociais, com ações como oficinas com artesãs da Associação de Bordadeiras de Teresina, elaboração de relatórios técnicos conclusivos como Produto Técnico Tecnológico (PTT) para o Mercado Xique Xique e pesquisas que gerarão novos PTTs. Entre as conquistas do grupo, destacam-se quatro artigos aprovados em congressos internacionais nas modalidades oral, sendo dois no Congresso Internacional de Sustentabilidade Têxtil e Moda da USP (SUSTEXMODA/USP), um no Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA/FEA/USP) e um no Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa da UEMG.
Para mais novidades sobre as atividades realizadas, acesse o perfil oficial do projeto no Instagram: @estilosustentavelthe.
Confira mais fotos: