A Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina, celebra nesta terça-feira, 17 de dezembro, os 40 anos do curso de Ciências Sociais com o tema "Histórico, Desafios e Perspectivas". O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá no auditório Socorro Lira, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI), com início previsto para às 14h.
A programação incluirá mesas-redondas, depoimentos de docentes, técnicos e discentes egressos, debates, homenagens e um momento de confraternização, destacando o papel fundamental do curso na formação de profissionais críticos e preparados para compreender e atuar nas questões sociais. O evento também refletirá sobre os desafios e conquistas ao longo das quatro décadas de história do curso, além de abordar as perspectivas para o futuro.
O coordenador do curso, professor Thiago Meneses, enfatiza a importância dessa celebração, que não só valoriza a história do curso, mas também reflete sobre seu papel essencial na formação acadêmica e no desenvolvimento da UFPI. “Em 40 anos, os cursos de Ciências Sociais da UFPI têm impactado positivamente o Piauí, formando profissionais para o magistério, pesquisa, administração pública e terceiro setor. Este ano, nossos cursos de bacharelado e licenciatura receberam nota 4, numa escala de 1 a 5, na renovação do reconhecimento pelo INEP-MEC, o que destaca a qualidade, mas também aponta áreas a serem aprimoradas. Os programas de pós-graduação, como os de Antropologia e Sociologia, têm contribuído para o fortalecimento da pós-graduação na instituição. Celebramos nossa trajetória, avaliando o presente e projetando o futuro”, afirmou o professor.
Com iniciativas como essa, a UFPI reafirma seu compromisso com uma educação de excelência, formando profissionais críticos e comprometidos, aptos a impulsionar o desenvolvimento da universidade e promover transformações sociais, fortalecendo sua missão de capacitar cidadãos capazes de atuar nas questões sociais e contribuir para a construção de um futuro mais justo e inclusivo.
Confira a programação completa.