Membros da LATAF/UFPI
A Liga Acadêmica de Farmacologia e Terapêutica (LAFAT) realizou a coleta de embalagens e medicamentos vencidos no pátio do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Picos. A ação, que ocorreu entre os dias 4 e 6 de dezembro, fez parte do projeto de extensão intitulado "Uso Racional e Descarte Adequado de Medicamentos na Atenção Primária". A coordenação do projeto ficou a cargo da professora Larissa Guimarães e do professor Tássio Rômulo, com a participação de discentes, professores e servidores técnicos da UFPI/CSHNB.
A professora Larissa Guimarães detalhou os processos que envolveram a realização do projeto. “Antes da ação, confeccionamos caixas coletoras de papelão devidamente identificadas. Separamos uma caixa para a coleta de embalagens e bulas, e outra para cartelas e qualquer recipiente que tivesse entrado em contato com medicamentos vencidos ou impróprios para uso. A coleta ocorreu no pátio do Restaurante Universitário da UFPI/CSHNB, onde duplas ou trios de alunos estavam disponíveis para receber os materiais e esclarecer dúvidas”, explicou.
O objetivo do projeto foi promover ações educativas sobre o uso adequado de medicamentos e conscientizar a comunidade sobre a conduta correta para o descarte seguro de medicamentos impróprios para uso, tanto para a população atendida pelas unidades básicas de saúde da cidade de Picos quanto para a comunidade acadêmica da UFPI/CSHNB. Ao final da ação, as caixas serão enviadas para uma empresa especializada na coleta de materiais desse tipo.
Larissa Guimarães também ressaltou a importância da iniciativa, destacando a preocupação com o descarte incorreto de medicamentos. “Como coordenadora da LAFAT e do projeto, considero que a ação foi muito positiva, pois trouxe à tona uma prática que deveria ser amplamente adotada por todos. O descarte inadequado de medicamentos é uma questão preocupante, pois pode impactar negativamente tanto o meio ambiente quanto a saúde humana. Por isso, enquanto liga, temos planos de expandir nossas ações voltadas para essa problemática”, finalizou.