Descerramento de Placa do auditório Benevina Nunes
O VII Encontro de Discentes e Egressos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu a cerimônia de certificação dos Egressos Destaques no auditório do PPGEnf, localizado no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, na tarde de quinta-feira (11). O evento teve início com o descerramento da placa do auditório, que passa a se chamar Auditório “Professora Doutora Benevina Nunes”, em homenagem a uma docente que marcou a história do curso de Enfermagem como professora e pesquisadora. A programação também incluiu momentos de premiação, confraternização entre discentes, docentes e egressos, além de discussões sobre os avanços e metas do programa para o futuro.
A coordenadora do PPGEnf/UFPI, professora Rosilane de Lima Brito Magalhães, explicou que os egressos recebem um link para registrar informações sobre sua atuação profissional após a conclusão do mestrado ou doutorado, a partir do qual são selecionados os Egressos de Destaque, de acordo com os critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). "O objetivo do evento é reconhecer egressos que se destacam, ocupando cargos de chefia, com atuação profissional ativa, orientando TCCs e participando de projetos financiados. É um momento de protagonismo para eles", afirmou a coordenadora.
Coordenadora do PPGEnf/UFPI, professora Rosilane de Lima Brito Magalhães
Benevina Vilar eternizada nas paredes da UFPI
Auditório da Pós-Graduação em Enfermagem recebeu o nome de Benevina Nunes, em homenagem a professora da UFPI que desenvolveu importantes estudos nessa área do conhecimento
A homenagem à professora Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes celebra mais de 30 anos de contribuição ao Departamento de Enfermagem da UFPI, além de sua relevância como uma das principais pesquisadoras em História da Enfermagem no Piauí. Foi também coordenadora do grupo de pesquisa em Educação e História em Enfermagem e Saúde, e idealizadora do projeto do Museu de Enfermagem do Piauí da UFPI, concretizado de forma póstuma em 2023 por seus colegas docentes.
A professora Maria do Livramento Fortes Figueiredo, responsável pela proposta de nomeação do auditório em homenagem à Benevina Vilar, destacou sua importância para a UFPI. “Benevina foi graduada na terceira turma de Enfermagem da UFPI, em 1979, e teve uma trajetória marcada por sua atuação como professora e líder no estudo da história da enfermagem na Universidade. Ela publicou muito e sempre esteve presente na construção da história do curso, merecendo ter seu nome registrado de forma perene”, concluiu.
Professora Maria do Livramento Fortes Figueiredo durante discurso para o Descerramento de Placa
Mestres e doutores de excelência no Piauí, em outros estados e no exterior
A enfermeira Odalina Del Carmen Martínez Jiménez, natural do Paraguai, ingressou no mestrado em 2021 por meio de um convênio entre a UFPI e a Associação de Enfermagem do Paraguai. Ela foi premiada com Menção Honrosa, junto aos Egressos Destaques. Odalina destacou a importância da pós-graduação de excelência para sua formação profissional, especialmente em sua área de especialização: queimaduras e terapia intensiva cardiovascular infantil. "A experiência foi fundamental para o meu desenvolvimento como profissional e ser humano. A parceria da UFPI abre muitas portas, não só para a pesquisa, mas também para melhorar o atendimento às pessoas", afirmou.
Odalina Martinez segura o certificado de Menção Honrosa que recebeu do PPGEnf/UFPI
Outro premiado foi Joaquim Guerra de Oliveira Neto, mestre pelo PPGEnf/UFPI e atualmente professor na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Ele ressaltou a importância da UFPI em sua formação acadêmica. "Receber essa certificação é o reconhecimento de um esforço que leva tempo para ser valorizado. Fico entusiasmado com a homenagem. A UFPI foi essencial na minha formação, pois proporciona uma visão ampla do mercado de trabalho e das exigências de gestão nas instituições", declarou.
Joaquim Guerra de Oliveira Neto, professor da UFNT e Egresso Destaque pelo PPGEnf/UFPI
Luis Felipe Oliveira Ferreira, mestre em Enfermagem pela UFPI, compartilhou sua trajetória acadêmica e seus objetivos como pesquisador e professor. "Espero ser uma inspiração para os estudantes, pois a docência é uma carreira que muitos almejam. O apoio de um bom programa de pós-graduação é fundamental para traçar uma trajetória profissional sólida", disse. Atualmente, ele é professor e coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba.
Luis Felipe Oliveira Ferreira, coordenador do curso de Enfermagem da UESPI de Parnaíba
Mesa de honra e certificados
A mesa de honra do evento foi composta pela coordenadora do PPGEnf/UFPI, professora Rosilane de Lima Brito Magalhães; a coordenadora do Doutorado Internacional (DINTER) da UFPI com universidades peruanas, professora Maria Eliete Batista Moura, representando a docência do Centro de Ciências da Saúde (CCS); a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, professora Maria do Carmo Martins, representando a Reitoria da UFPI e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG); e a doutoranda Mariana Pereira Barbosa Silva, representando os discentes do PPGEnf/UFPI.
Ao todo, 11 mestres e doutores do PPGEnf foram certificados, sendo 1 com menção honrosa, a enfermeira paraguaia Odalina Del Carmen Martínez Jiménez, e 10 Egressos Destaques, segundo os critérios da CAPES: Ana Paula Mousinho Tavares, Antonia Mauryane Lopes, Francisca Das Chagas Sheyla Almeida Gomes Braga, Joaquim Guerra De Oliveira Neto, José Fortuna Da Silva, Phellype Kayyaã Da Luz, Ana Paula Cardoso Costa, Cynthia Roberta Dias Torres Silva, Eugênio Barbosa De Melo Júnior, Guilherme Guarino De Moura Sa, Jefferson Abraão Caetano Lira e Nirvania Do Vale Carvalho.
Confira mais imagens do evento: