UFPI sedia a I Semana de Animais Silvestres e Exóticos (SEASE)

Cerimônia de abertura ocorreu no Auditório do CCA/UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia, de 11 a 14 de dezembro, a I Semana de Animais Silvestres e Exóticos, com o tema “Clínica, Manejo e Conservação da Fauna Nordestina”. Organizado pelo Grupo de Estudos em Animais Selvagens (GEAS) e pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Preservação de Animais Silvestres (NEPAS), o evento oferece uma programação que se estende durante as manhãs e tardes, com apresentações culturais, palestras, concurso de artes, mesas-redondas e minicursos. A Semana conta ainda com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Na foto, da esquerda para a direita, as professoras Maíra Soares e Lilian Catenacci

Para Lilian Silva Catenacci, professora e coordenadora do NEPAS/UFPI, a I SEASE é de grande importância tanto para a Instituição quanto para os estudantes. "É uma felicidade imensa sediar este evento no Centro de Ciências Agrárias, pois estamos trazendo palestrantes de fora e estimulando graduandos e graduados do nosso Estado e de fora dele, para uma temática tão importante e ainda pouco abordada dentro da Medicina Veterinária, Zootecnia e até mesmo Biologia, que é a fauna silvestre nordestina", afirma.

Para Maíra Soares, médica veterinária e professora da UFPI, a I SEASE representa uma oportunidade valiosa de aprendizado sobre a fauna local. "O evento foca nos animais silvestres e exóticos, com ênfase na nossa fauna nordestina. Vamos abordar aspectos clínicos, identificar as principais doenças, discutir o tratamento e o manejo desses animais — ou seja, como devemos trabalhar com eles —, além de refletir sobre a conservação, dada a grande perda que nossa fauna tem sofrido. É um momento de destacar a importância da preservação desses animais", explica.

Luiz Capra

Luiz Capra, um dos palestrantes do primeiro dia, chama a atenção para o tema de sua palestra: "O bem-estar animal em ambiente zoológico". "A ideia é oferecer um panorama prático sobre o tema. Muito se fala, especialmente na parte teórica, sobre o que é o bem-estar animal. Nosso objetivo é mostrar como isso é aplicado na prática, quais ferramentas temos à disposição e como realizamos a avaliação dos animais", destaca.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFPI, Lauro César Soares, esteve presente e enfatizou que a conferência oferece uma excelente oportunidade para os alunos assistirem a palestras relevantes sobre temas de grande importância atual. "Esse trabalho vem sendo organizado há bastante tempo, e parabenizo a equipe que está fazendo tudo com muito carinho e atenção aos detalhes, para que todos tenham uma experiência enriquecedora durante esses quatro dias", finaliza.

Acesse a programação completa.

Confira também o instagram @geasufpi.

Confira mais fotos: