Aniversário de 10 anos do PPGS e I Colóquio de História e Gênero são marcados pelo lançamento de livros

Solenidade de abertura dos 10 anos do PPGS/UFPI

Ao longo dos últimos 10 anos, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí (PPGS/UFPI) tem se destacado por sua relevância acadêmica e social, trajetória que foi celebrada no dia 9 de dezembro. A solenidade, em homenagem ao décimo aniversário do PPGS, ocorreu na sala do Programa e contou com a presença de docentes, discentes, egressos e ex-professores.

Durante o evento, foi lançado o livro “10 anos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS/UFPI – Desafios e Conquistas”, uma obra que registra um aspecto importante da memória do Programa, incluindo artigos de professores e egressos. Também foram destacados os livros lançados por docentes e egressos ao longo do ano. O evento ainda contou com homenagens a ex-membros do PPGS, como a professora Maria Sueli Rodrigues, falecida em 2022, que foi homenageada com a nomeação da sala do PPGS, em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação. O ex-discente Edgar Leite também foi lembrado com a denominação da sala de apoio.

Evento foi realizado na sala do Programa

O evento contou com a presença do professor Carlos Sait, pró-reitor de Pós-Graduação; João Benvindo de Moura, diretor em exercício do CCHL; e da professora Regilda Moreira-Araújo, que escreveu o prefácio do livro “10 anos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS/UFPI – Desafios e Conquistas”.

Com um forte compromisso com a inclusão social e a diversidade, o PPGS-UFPI foi o primeiro Programa de Pós-Graduação a instituir vagas de cotas para pessoas trans. A professora Ana Beatriz Seraine destacou o impacto do Programa ao longo de sua existência tanto no processo formativo quanto para a população regional e nacional. Ela também falou sobre as metas para o futuro: “Avaliamos que o PPGS conquistou o reconhecimento da sociedade brasileira, especialmente a piauiense, como um programa de relevância para a formação na área, já que tem sido procurado por estudantes de municípios e estados vizinhos. Contudo, estamos trabalhando para alcançar a nota 4, o que nos permitirá implantar o doutorado e continuar contribuindo com reflexões sobre as realidades sociais”, explicou.

Abertura do I Colóquio de História e Gênero no Auditório do CCE/UFPI

No mesmo dia 9 de dezembro, foi aberto o I Colóquio de História e Gênero, promovido pelo Curso de Graduação em História e pelo Programa de Pós-Graduação em História do Brasil. O evento abordou o gênero como categoria histórica essencial para a promoção dos direitos humanos no estado do Piauí. Durante a solenidade, foi lançado o livro "Traços de uma história multifacetada: cultura e arte no Brasil contemporâneo", de autoria dos professores Francisco de Assis de Sousa Nascimento e Marcus Pierre de Carvalho Batista.

A obra é uma coletânea de artigos resultantes de pesquisas interdisciplinares, abrangendo história, jornalismo, arquitetura, cinema, música e dramaturgia, que ajudam a interpretar as experiências da cultura brasileira no século XX e início do século XXI. O professor Francisco de Assis de Sousa Nascimento, um dos autores, comentou sobre a relevância acadêmica e social da coletânea: “A importância desta obra reside na necessidade de socializar o conhecimento científico, a fim de compreender de maneira profunda a história, as artes e os elementos constitutivos da cultura brasileira. Ela também contribui para a produção acadêmica de docentes e discentes, o que, por sua vez, melhora as avaliações dos programas de pós-graduação aos quais os pesquisadores estão vinculados, além de fornecer aos leitores chaves de interpretação da realidade brasileira contemporânea”, afirmou.

Para o professor João Benvindo, diretor em exercício do CCHL, a publicação de livros com resultados de pesquisas de pós-graduação contribui para o compartilhamento do conhecimento produzido na universidade com a sociedade, além de evidenciar o potencial da pós-graduação no campo das humanidades: "O CCHL sempre foi um celeiro de produção de conhecimentos que impactam diretamente a vida da sociedade. As pesquisas realizadas aqui orientam políticas públicas e ajudam a reduzir a desigualdade social no Piauí e no Brasil como um todo", concluiu.