Com organização da UFPI, ONC 2024 realiza solenidade de premiação nacional

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

No dia 4 de dezembro, aconteceu a solenidade nacional de premiação da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), no auditório do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. O evento contou com a presença de autoridades como a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Inácio Arruda, e a representante do Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA), Anna Cunha, além de representantes da Petrobras e do coordenador geral da ONC, Jean Carlos Antunes Catapreta, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

Cerca de 40 estudantes, provenientes de diversos estados do Brasil, foram premiados pela sua destacada performance na ONC 2024. Eles receberam medalhas, certificados e troféus alusivos ao evento. Esses premiados representam uma parte dos mais de 20.000 estudantes que se destacaram em todo o país.

A UNFPA, parceira do evento, fez a entrega de cinco troféus para as meninas mais bem classificadas nas escolas públicas de cada região do Brasil. Esta premiação ocorre pelo terceiro ano consecutivo, como parte da iniciativa de incentivar a participação feminina nas olimpíadas do conhecimento e divulgar as pautas da organização sobre os desafios enfrentados pelas meninas em áreas como educação e ciência.

Além disso, a Petrobras, patrocinadora da ONC, entregou o “Troféu Petrobras” à estudante de escola pública mais bem colocada do país. A vencedora deste ano foi uma aluna do Distrito Federal.

Organizada pela UFPI desde sua primeira edição em 2016, a ONC é uma olimpíada de conhecimentos que envolve docentes e discentes da universidade. Segundo o professor Jean Catapreta, coordenador geral da competição, o maior motivo de alegria é ver a felicidade estampada nos rostos de estudantes, pais, professores e autoridades presentes.

A edição de 2024 contou com a participação recorde de mais de 4 milhões de estudantes de 5.032 municípios em todo o Brasil. Com uma abrangência tão significativa, a ONC se consolidou como uma das maiores ações de extensão da UFPI, que, segundo Catapreta, tem levado o conhecimento para além dos muros da Universidade.

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)