Saúde e Bem-estar: Projeto leva atividades físicas aos servidores da Universidade

Projeto estimula saúde e bem-estar a partir de prática esportiva

Iniciado em agosto de 2024, o Projeto Multidisciplinar Saúde do Servidor (PMSS) oferece momentos de atividades físicas para a comunidade da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenado pela professora Glêbia Alexa Cardoso, do Departamento de Educação Física, o projeto disponibiliza ginástica laboral, dança e avaliação física.

Professora do Departamento de Educação Física, Glêbia Alexa 

O PMSS foi concebido após uma perícia realizada em 2023, que apontou que grande parte dos afastamentos dos servidores está relacionada a condições psicológicas e osteoarticulares. Considerando que ambos os fatores podem ser amenizados ou solucionados por meio da prática regular de atividades físicas, o desafio foi implementar uma solução que, com exercícios físicos no ambiente de trabalho, promovesse mudanças positivas nas atitudes dos servidores em relação à saúde, produtividade e interação social.

Momento de convidar os colaboradores para participarem da ginástica

Segundo a professora Glêbia Alexa, a proposta do PMSS envolve diversas áreas da saúde (Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Tecnologia) e baseia-se no trabalho conjunto para melhorar a saúde dos servidores da UFPI, oferecendo exercícios físicos, orientações nutricionais, cuidados posturais, adaptações ergonômicas e educação sobre aspectos relacionados à saúde. Além disso, o projeto visa solucionar problemas comuns associados à saúde ocupacional dos servidores, como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), com o objetivo de reduzir as taxas de afastamento causadas por esses fatores de risco.

O projeto teve início em agosto deste ano e está previsto para se estender até julho de 2025. A proposta inicial era atuar em três departamentos, com a meta de expandir para dez até o final do período. No entanto, a expectativa é ainda maior, como destaca a professora Glêbia Cardoso: “Nossa meta era começar com dois departamentos, mas o sucesso foi tão grande que todos os setores começaram a procurar a gente para implementar. Hoje estamos atendendo cinco departamentos: Protocolo, Pró-Reitoria de Administração (PRAD), Patrimônio, Recursos Humanos e Restaurante Universitário (RU). A tendência é que o projeto se expanda para todos os setores da universidade”, afirma.

A professora também destaca a intenção de tornar o projeto permanente após o primeiro ano: “Queremos estabelecer uma parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) para desenvolver um aplicativo, permitindo o acompanhamento individualizado de cada servidor e atendendo às suas necessidades específicas”, acrescenta Glêbia.

Servidora técnico-administrativa, Mara Rodrigues

Os servidores já estão participando do projeto e muito satisfeitos com as atividades, a servidora Mara Rodrigues relata: “Vejo essa iniciativa com muita relevância para o setor público. Tendo em vista que na maioria dos setores, o servidor está muito focado no seu trabalho e passa o tempo inteiro com movimentos repetitivos, a respeito de digitação, utiliza bastante o computador, muito tempo sentado, então esses exercícios ajudam muito a trazer uma melhor qualidade de vida, um relaxamento, uma melhora da postura, um alongamento que traz um certo conforto físico”, diz. 

Estudante de Educação Física, Raylanda Estela

O projeto também conta com a colaboração de alunos monitores que ajudam a torná-lo viável. Um dos exemplos é Raylanda Estela, estudante de Educação Física, que compartilha sua experiência com o projeto: “A iniciativa enriquece o meu repertório acadêmico. Hoje, já consigo visualizar diferentes formas de trabalho, lidar com diversos públicos de faixas etárias variadas e intervir para suprir as necessidades de cada um”, relata.

As atividades do PMSS acontecem de segunda a sexta da seguinte forma:

Ginástica Laboral

Segunda e Quarta: Patrimônio, PRAD e SRH, a partir das 9h.
Quinta: Protocolo, a partir das 15h
Sexta: Protocolo e RU, a partir das 15h

Dança
Sexta: A partir das 17h no coreto da UFPI.

Confira mais fotos: