Em Bom Jesus, Projeto da UFPI mapeia ecossistema de inovação para desenvolvimento econômico e sustentável no sul do Piauí

Projeto foi realizado no âmbito do Campus de Bom Jesus da UFPI

O projeto “Diagnóstico de Ecossistema de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável e Segurança Hídrica no Sul do Piauí”, coordenado pelo professor David Borges, do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), mobilizou professores, estudantes e egressos com formações em Licenciatura em Educação do Campo, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal. Os estudos resultaram em um mapeamento socioeconômico de cinco municípios da região Sul do Piauí, situados no território da Chapada das Mangabeiras: Corrente, Riacho Frio, São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras do Piauí e Gilbués.

Resultados do projeto estão disponíveis on-line

Financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o projeto realizou um extenso levantamento socioambiental e socioeconômico nesses municípios. Com um orçamento de R$ 265.751,40 do PNUD e R$ 98.800,00 da UFPI, o estudo abordou temas como desertificação, impactos sobre comunidades tradicionais, qualidade do solo e recursos hídricos, além de propor soluções sustentáveis. As pesquisas, iniciadas em outubro de 2023, foram compiladas em um documento publicado em novembro de 2024, com os resultados finais disponíveis em plataformas on-line.

Professor David Borges

O projeto contou com uma equipe multidisciplinar composta por sete professores, sete estudantes de graduação, dois doutorandos e um doutorando de outra instituição, egresso do campus de Bom Jesus. O principal objetivo foi traçar um panorama socioambiental e socioeconômico da região, identificando desafios e propondo soluções sustentáveis para atender às necessidades locais. “A execução do projeto só foi possível graças à estrutura oferecida pelo Campus de Bom Jesus da UFPI, que disponibilizou veículos, combustível, energia, equipamentos e logística para as expedições de campo. Essa colaboração foi essencial para superar os desafios impostos pelo curto prazo de execução e pelas dificuldades administrativas”, destacou o coordenador da equipe, professor David Borges.

O relatório final enfatiza a necessidade urgente de ações para a recuperação das matas ciliares e a contenção do assoreamento dos cursos d'água locais, que enfrentam uma grave degradação. Além disso, um levantamento inédito identificou 19 espécies endêmicas de peixes, algumas com potencial para consumo e fins comerciais.

Projeto identificou 19 espécies endêmicas de peixes

Na área socioeconômica, o estudo revelou que a produção agrícola da região está subnotificada, apontando a urgência de políticas públicas para regularização fundiária, acesso a crédito a juros baixos, incentivo a sistemas agroflorestais, melhorias na logística de transporte, investimentos em infraestrutura para o escoamento da produção agrícola, capacitação técnica e acompanhamento contínuo das políticas públicas implementadas.

Estudos auxiliam para a educação ambiental

Entre as dificuldades encontradas, destacou-se a dificuldade em compilar dados precisos devido à subnotificação agrícola, especialmente entre pequenos agricultores. Segundo o coordenador, “a produção real de alimentos na região é maior do que se imagina, mas não é declarada oficialmente, o que prejudica o planejamento de políticas públicas.”

Os resultados também foram sintetizados em um policy brief, um documento voltado a gestores públicos que orienta a implementação de políticas sustentáveis. De acordo com o professor Borges, com a aplicação das tecnologias sociais e políticas sugeridas, seria possível elevar os índices de desenvolvimento humano (IDH) da região. “Melhorar o manejo do solo, preservar as nascentes e investir em sistemas de captação de água da chuva são medidas que podem transformar a realidade local. Além disso, o combate à desertificação e a promoção de quintais produtivos possibilitam segurança alimentar e geração de renda para as comunidades”, afirmou o professor.

Estudo percorreu municípios do Sul do Piauí

Além do trabalho técnico, o projeto também promoveu a educação ambiental entre estudantes do ensino médio dos cinco municípios, capacitando 25 jovens como agentes ambientais. Esses estudantes receberam bolsas para disseminar práticas sustentáveis e colaborar com a preservação dos recursos naturais.

Participaram do projeto, os professores: David Gonçalves Borges, Everaldo Moreira da Silva, Daniel Pires Coutinho, José Wellington Batista Lopes, Paulo Rodrigo Ramos Xavier Pereira, Valcilene Rodrigues da Silva e Yuri Jacques Agra Bezerra da Silva; os doutorandos: Gustavo de Sousa de Oliveira Leite, Marcos Paulo Rodrigues Teixeira; o doutorando egresso do campus: Thiago Batista de Sousa; e os bolsistas de graduação: Andressa Henrique Brandão, Josineide Marques da Gama, Matheus da Silva Bizerra e Pâmela Gabrielle Fernandes da Silva.

Confira o relatório.

Confira o policy brief.