Seminário em Baixa Grande do Ribeiro
Os Polos de Baixa Grande do Ribeiro e de Uruçuí realizaram nos dias 6 e 7 de dezembro, respectivamente, o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas dos cursos do PARFOR EQUIDADE/UFPI. Em Baixa Grande do Ribeiro é ofertado o curso de Pedagogia Intercultural Indígena. Em Uruçuí, os cursos de Educação Especial Inclusiva e de Pedagogia Intercultural Indígena.
Os Polos de Baixa Grande do Ribeiro e de Uruçuí realizaram nos dias 6 e 7 de dezembro, respectivamente, o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas dos cursos do PARFOR EQUIDADE/UFPI. Em Baixa Grande do Ribeiro é ofertado o curso de Pedagogia Intercultural Indígena. Em Uruçuí, os cursos de Educação Especial Inclusiva e de Pedagogia Intercultural Indígena.
Evento em Uruçuí
Presente nos eventos, o Coordenador de Seleção e Programas Especiais da UFPI, Prof. Willian Matsumura, ressaltou a importância do momento. “A Universidade vem passando por mudanças e sou muito grato por ter a oportunidade de fazer parte dessas mudanças. Em nome da Administração Superior da UFPI, da nossa Reitora, Profa. Nadir Nogueira, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, reitero a alegria por estarmos concluindo este ano com a abertura dos cursos do PARFOR EQUIDADE da UFPI”.
A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, afirmou que essa conquista é resultado de um trabalho colaborativo e dialógico que envolveu professores especialistas da UFPI, representantes das secretarias de educação e de entidades que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, lideranças indígenas e quilombolas. “Essa ação do governo federal tem grande alcance social, porque além de formar professores que atuam com as comunidades surdas, indígenas e quilombolas, e com o público-alvo da educação especial, oportunizará o ingresso na educação superior de pessoas oriundas desses grupos historicamente marginalizados em nossa sociedade”, destacou.
Profa. Glória Ferro
O Prof. Raimundo Nonato do Nascimento, Coordenador do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, reiterou que se trata de uma importante vitória para a UFPI e para os povos indígenas do Piauí. “Desde 2014 os povos indígenas do Piauí reivindicavam um processo de educação escolar indígena diferenciado e intercultural. E com a implantação desse curso, a UFPI sai na frente, fortalecendo a luta dos povos indígenas, para que eles possam de fato conquistar uma política educacional que respeite os seus modos de ser e de fazer educação como diz a Constituição Federal”.
Prof. Nonato durante apresentação na Roda de Diálogo em Uruçuí
Segundo a Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Fortes, a implantação do curso representa uma conquista para a sociedade piauiense, “que agora conta com um curso elaborado para atender as demandas do público da Educação Especial, no que diz respeito aos direitos, ao processo de escolarização e à formação de professores. O Piauí e a UFPI vivem um marco histórico na área da educação e da formação de professores, particularmente”, avaliou.
Profa. Ana Valéria falou sobre objetivos do curso
A Profa. Rossiana Ribeiro, técnica da SEMEC de Uruçuí, frisou que os cursos irão contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. “Vivemos hoje um dia histórico para todos nós, enquanto professores e como cidadãos. Estou muito feliz com a implantação dos dois cursos na nossa cidade, que irão beneficiar não apenas a educação do nosso município, mas de toda a região. Aproveitem muito essa oportunidade. Desejo a todos um ótimo curso. Que seja uma jornada de muito sucesso”.
Profa. Rossiana (ao centro) com coordenadores
Para a Secretária de Educação de Baixa Grande do Ribeiro, Rita Rodrigues, que será cursista do curso de Educação Especial Inclusiva no Polo de Uruçuí, a abertura das atividades acadêmicas representa um momento muito especial. “Estou aqui como Secretária de Educação, mas também como cursista. Concorri a uma vaga e consegui ser aprovada no curso de Educação Especial Inclusiva e com muita alegria irei cursar, pois é uma área que defendo bastante. Sempre foi um sonho e agora, por meio do PARFOR EQUIDADE/UFPI, irei realizar”, disse.
Prof. Willian Matsumura, Prof. Nonato Nascimento, Cacique José Maria, Profa. Glória Ferro e Rita Rodrigues
A Secretária de Educação de Uruçuí, Profa. Reisimar Gomes, também manifestou a alegria pela implantação dos cursos no município. “É uma formação que irá trazer inúmeros benefícios para a educação da nossa cidade. Precisamos abrir os nossos olhos para que essa inclusão realmente aconteça e que haja igualdade de direitos para todos”.
Secretária de Educação (segunda da esquerda para direita), Presidente da Câmara de Vereadores de Uruçuí, Nezio (ao centro) com equipe do PARFOR
Os eventos contaram com a presença de lideranças indígenas, como o Cacique José Maria dos Santos, representante dos Povos Akroá Gamella, da comunidade Riachão dos Paulos de Baixa Grande do Ribeiro; da Cacique Maria da Conceição – DAN, indígena do Povo Caboclo da Baixa Funda, de Uruçuí; de Deuza Santos, Coordenadora dos Povos Originários do Piauí; da Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Uruçuí, Profa. Denise Moreira; além de vereadores e representantes de Secretarias Municipais de Educação.
Prof. Glória Ferro ladeada da Cacique DAN e de Deuza Santos
Confira mais fotos dos eventos:
Seminário em Baixa Grande do Ribeiro
Seminário em Baixa Grande do Ribeiro
Seminário em Uruçuí
Seminário em Uruçuí