Equipe organizadora do evento
O projeto de extensão “Esgrima Mais” ofertou à comunidade teresinense o Torneio Piauiense de Esgrima. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Badminton – UFPI, neste domingo (8/12) e diversos atletas competiram nas categorias feminina e masculina. O evento mostrou as potencialidades de crescimento da modalidade no Piauí.
Monitor auxilia início das competições
Coordenado pela professora Paula Alves Monteiro, o projeto tem como objetivo oferecer à população de Teresina a oportunidade de praticar esgrima, um esporte historicamente elitizado, tanto como uma atividade de saúde quanto como prática esportiva. Para a coordenadora adjunta do projeto, a professora Dionis Machado, esta é mais uma ação por meio da qual a UFPI cumpre sua missão no tocante à formação de profissionais que contribuam para o desenvolvimento social e cultural do Estado.
No Brasil, especialmente no Piauí, a esgrima é pouco reconhecida e praticada, enquanto esportes como futebol e vôlei dominam o interesse e os investimentos. Eventos como o Torneio realizado buscam popularizar a esgrima e diversificar as opções esportivas disponíveis para a comunidade local, oferecendo uma nova perspectiva de inclusão e protagonismo para Teresina no cenário nacional.
Competidores