Primeira reunião do CEPEX sob presidência da reitora Nadir Nogueira aconteceu hoje (9)

Primeira reunião do CEPEX sob presidência da reitora Nadir Nogueira

Pela primeira vez nos 53 anos de fundação da Universidade Federal do Piauí, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) é presidido por uma reitora. A primeira reunião sob a presidência da reitora Nadir Nogueira e vice-presidência do vice-reitor Edmilson Moura aconteceu na manhã desta segunda-feira (09/12). O CEPEX é o órgão superior deliberativo no âmbito administrativo do ensino, pesquisa e extensão da UFPI. “Trazemos esse momento histórico de representação da mulher dentro dos espaços de gestão e aproveitamos para dizer que nesse espaço de liderança temos na nossa equipe várias mulheres, mostrando o reconhecimento do trabalho, da dedicação e do compromisso com a educação superior e com a excelência na nossa Universidade”, frisou a reitora. 

Na abertura da reunião, a reitora apresentou integrantes da equipe de gestão da Universidade, quadriênio 2024-2028, que passam a integrar o CEPEX: a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro; pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque; pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; pró-reitor de Ensino de Pós-graduação, Carlos Sait; e o superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Ricardo Castro. O CEPEX é formado também pelos representantes dos conselhos departamentais dos centros de ensino, dos campi fora de sede e dos discentes, totalizando 20 componentes. 

Reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira

De acordo com a reitora Nadir Nogueira, a expectativa é de um período de trabalho profícuo e de muito diálogo. “Quando a vontade democrática é respeitada, temos de volta a tranquilidade do ponto de vista acadêmico, da gestão e da tramitação e encaminhamento dos nossos processos, e do diálogo com a comunidade universitária, que sempre será preservado por essa gestão”, afirmou. A reitora destacou, ainda, a relevância das decisões tomadas no âmbito do Conselho. “As decisões colegiadas são muito caras para nós, porque é o momento em que nós ouvimos a comunidade universitária”, destacou. 

Pautas da reunião

Dentre as pautas apreciadas pelo Conselho, estavam a minuta do Regimento Interno do Programa de Pós-graduação em Odontologia e a proposta de criação do Curso de Especialização em “Formação, Docência e Alfabetização Inicial – 1º e 2º Ano”, a ser realizado pelo CEAD/UFPI, por meio de convênio com a Secretaria de Educação Básica/MEC, que foram aprovadas. Os resultados das apreciações serão publicados, posteriormente, em resoluções no Boletim de Serviço da UFPI, disponível no link: Boletim de Serviço - UFPI.