Primeira reunião do CEPEX sob presidência da reitora Nadir Nogueira
Pela primeira vez nos 53 anos de fundação da Universidade Federal do Piauí, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) é presidido por uma reitora. A primeira reunião sob a presidência da reitora Nadir Nogueira e vice-presidência do vice-reitor Edmilson Moura aconteceu na manhã desta segunda-feira (09/12). O CEPEX é o órgão superior deliberativo no âmbito administrativo do ensino, pesquisa e extensão da UFPI. “Trazemos esse momento histórico de representação da mulher dentro dos espaços de gestão e aproveitamos para dizer que nesse espaço de liderança temos na nossa equipe várias mulheres, mostrando o reconhecimento do trabalho, da dedicação e do compromisso com a educação superior e com a excelência na nossa Universidade”, frisou a reitora.
Na abertura da reunião, a reitora apresentou integrantes da equipe de gestão da Universidade, quadriênio 2024-2028, que passam a integrar o CEPEX: a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro; pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque; pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; pró-reitor de Ensino de Pós-graduação, Carlos Sait; e o superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Ricardo Castro. O CEPEX é formado também pelos representantes dos conselhos departamentais dos centros de ensino, dos campi fora de sede e dos discentes, totalizando 20 componentes.
Reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira
De acordo com a reitora Nadir Nogueira, a expectativa é de um período de trabalho profícuo e de muito diálogo. “Quando a vontade democrática é respeitada, temos de volta a tranquilidade do ponto de vista acadêmico, da gestão e da tramitação e encaminhamento dos nossos processos, e do diálogo com a comunidade universitária, que sempre será preservado por essa gestão”, afirmou. A reitora destacou, ainda, a relevância das decisões tomadas no âmbito do Conselho. “As decisões colegiadas são muito caras para nós, porque é o momento em que nós ouvimos a comunidade universitária”, destacou.
Pautas da reunião
Dentre as pautas apreciadas pelo Conselho, estavam a minuta do Regimento Interno do Programa de Pós-graduação em Odontologia e a proposta de criação do Curso de Especialização em “Formação, Docência e Alfabetização Inicial – 1º e 2º Ano”, a ser realizado pelo CEAD/UFPI, por meio de convênio com a Secretaria de Educação Básica/MEC, que foram aprovadas. Os resultados das apreciações serão publicados, posteriormente, em resoluções no Boletim de Serviço da UFPI, disponível no link: Boletim de Serviço - UFPI.