Laboratório do CTF participa do XII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais em Belo Horizonte (MG)

Professor Ribamar e bolsistas de pesquisa e extensão do LPT participam da 12ª edição do XII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos

O Laboratório de Produção Textual (LPT) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI) participou da 12ª edição do Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos (SIGET), realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). O evento, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de novembro, teve como tema “Letramentos e desinformação: desafios para a democracia”, reuniu acadêmicos, pesquisadores e estudantes para debates sobre os impactos dos letramentos na sociedade contemporânea.

A participação incluiu a coordenação de um simpósio temático intitulado “Gêneros na educação profissional e tecnológica”, liderado pelo professor Ribamar Jr., coordenador do LPT, em parceria com os professores Kélvya Freitas e Evandro Gonçalves. Além disso, cinco trabalhos foram apresentados pelos estudantes e pesquisadores do laboratório:

  • Letramentos e tecnologias digitais no ensino médio técnico: as experiências do projeto TV Radiotec, de Jayanne Bispo dos Santos e Dayllon dos Santos Silva.

  • Protagonismo juvenil e letramentos na educação profissional e tecnológica: olhares sobre o Laboratório de Leitura e Produção Textual, de Pedro Vitor e Nayana Bruna Nery Monção.

  • Letramentos acadêmicos na prática: experiências com seminário e pareceres no ensino médio técnico, de Carlos Henrique de Moura Caminha e Luiz Henrique.

  • Cursos e eventos como práticas de letramentos acadêmicos na educação profissional e tecnológica, de Mayck Lian e José Ribamar Lopes Batista Júnior.

  • Leitura e escrita na cultura acadêmica: as experiências do projeto extensionista LPT Acadêmico, de José Ribamar Lopes Batista Júnior, Rawane Soares Santos e Cleydson Wendel Nunes de Souza.

Para o estudante Pedro Victor, do 1º ano de Agropecuária, a experiência foi única. "Logo ao chegar, experienciei o encantamento e a compreensão do que é participar de um evento como o SIGET. Pude assistir a palestras de pessoas de outros países e idiomas, além de apresentar nosso trabalho e receber muitos elogios", disse ele.

O estudante Dayllon Santos, do 3º ano de Agropecuária, destacou a importância do evento para sua formação. "As mesas e apresentações foram fundamentais para minha vida acadêmica. Participar de um evento de alto nível como o SIGET foi uma experiência enriquecedora, tanto para o desenvolvimento acadêmico quanto pessoal", afirmou.

Durante o evento, a equipe do LPT foi convidada pelo professor Robson Figueiredo, Coordenador de Extensão e do Lepppai da PUC-MG, para uma visita à Pró-Reitoria de Extensão. O convite se deu em função das parcerias já firmadas entre o projeto LPT Acadêmico e o Lepppai, como a organização de dossiês para a revista Conecte-se e a realização de cursos e rodas de conversa.

Visita do LPT à Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas.  No centro e de camisa branca, Prof. Robson Figueiredo, coordenador do Lepppai

O professor Ribamar Jr. ressaltou a importância da visita. "Foi uma grande oportunidade para consolidarmos parcerias e estabelecer novos projetos. Os bolsistas também puderam perceber o impacto e a relevância do LPT, que alcança um público nacional com suas ações extensionistas", afirmou.

Visita do LPT à Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas. No centro e de camisa branca, Prof. Robson Figueiredo, coordenador do Lepppai

O encerramento da participação no evento incluiu viagens técnicas às cidades históricas de Diamantina e Ouro Preto. Para Luiz Henrique, estudante do 3º ano de Agropecuária, a visita foi inesquecível. "Foi emocionante conhecer a casa de Chica da Silva e entender sua verdadeira história. As cidades, com suas igrejas cobertas de ouro e arquitetura preservada, proporcionaram uma verdadeira aula de história e cultura", destacou.

A participação do LPT no SIGET reflete o compromisso do Colégio Técnico de Floriano com a promoção da educação de qualidade e o fortalecimento do protagonismo estudantil no cenário acadêmico e social.

Confira mais fotos de apresentações dos trabalhos: