Lançamento do livro “Caderno de Orientações para a Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental”
A professora Raimunda Alves Melo, docente do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (CCE/UFPI) realizou o lançamento do livro: “Caderno de Orientações para a Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental” durante a programação do III Seminário Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), no dia 5 de dezembro no Blue Tree Towers Rio Poty em Teresina.
O “Caderno de Orientações para a Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental” é um dos produtos de uma pesquisa de pós-doutorado em educação, que teve como objetivo analisar o processo de transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) e suas interfaces com as práticas de alfabetização desenvolvidas com as crianças de 5 e 6 anos de idade.
A pesquisa, que foi supervisionada pela professora Elvira Cristina Martins Tassoni foi desenvolvida em âmbito do Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Programa de Desenvolvimento da Pós- Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico. “Graças a esse financiamento, o livro foi produzido e distribuído gratuitamente para as secretarias de educação de todos os municípios piauienses”, enfatizou a professora Raimunda Melo.
A produção do material foi possível graças a uma pesquisa-ação pedagógica que envolveu a participação de dez educadores/as de Juazeiro do Piauí, município que foi cenário da investigação. Segundo a professora Raimunda Melo, o objetivo do trabalho é contribuir com conhecimentos que orientem as políticas e práticas pedagógicas visando garantir às crianças o cuidado, os afetos, o acolhimento e a continuidade da aprendizagem na transição das duas primeiras etapas da Educação Básica. “Além disso, pretendemos contribuir para que cada criança seja atendida em espaços educativos cujas propostas pedagógicas respeitem seus percursos de vida, sua cultura, a heterogeneidade, as singularidades e o direito a uma aprendizagem integral e integrada”, afirmou
O E-book pode ser baixado gratuitamente aqui.