O Curso de Medicina do Campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu nota máxima — conceito 5 — na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Com essa conquista, o curso de graduação em Teresina se tornou o único do Estado a alcançar tal êxito. A avaliação do MEC é realizada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que considera diversos indicadores, como a qualidade do ensino, as pesquisas realizadas na Instituição, os cursos de extensão, a responsabilidade social, as instalações físicas e a eficiência da gestão e do corpo docente.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou que a visita da Comissão Avaliadora do MEC, acompanhada pela coordenação do curso de Medicina e pela direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi um momento de celebração. “Foi uma visita extremamente positiva, um trabalho exitoso e que resultou numa avaliação que nos deixou envaidecidos, felizes e aumentou o nosso compromisso em manter esse padrão, que é a nota 5 do curso de Medicina da UFPI”, afirmou.
De acordo com a professora Nadir Nogueira, a avaliação também levou em conta a qualidade dos campos de estágio, que desempenharam um papel crucial na obtenção da nota máxima. "O Hospital Universitário (HU-UFPI), referência nacional, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, recentemente inaugurada, o Hospital Natan Portela, que lida com doenças emergentes, e o Hospital Areolino de Abreu, especializado em psiquiatria, são todos campos de estágio essenciais para o resultado que alcançamos", reforçou.
Diretor do CCS, Arquimedes Cardoso. Foto: SCS/UFPI
O diretor do CCS, Arquimedes Cardoso, ressaltou os investimentos do Centro para aproximar os estudantes de graduação e pós-graduação por meio da Assistência Estudantil e Iniciação Científica, além de melhorias na infraestrutura do curso. "Esses são aspectos que os avaliadores consideraram positivamente durante a visita, refletindo o trabalho que temos feito para integrar e atender às demandas do curso nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além da infraestrutura", explicou.
Coordenador do curso de Medicina de Teresina, Leonardo Luz
Para o coordenador do curso de Medicina, Leonardo Luz, a conquista é fruto da dedicação e do esforço coletivo do corpo acadêmico. "Estamos sempre em busca de avanços, atualizando nossa grade curricular e promovendo um currículo mais moderno, flexível e com novos projetos de extensão e pesquisa, que certamente serão incentivados pela UFPI", afirmou.
Estudante de Medicina, Antônio Gabriel Fontes
Antônio Gabriel Fontes, estudante de Medicina da UFPI e representante do Centro Acadêmico Zenon Rocha, compartilhou o orgulho dos alunos com a conquista. "O esforço contínuo por um curso de qualidade deve ser pautado no diálogo constante entre coordenação, estudantes e administração superior. Nosso curso já foi reconhecido como o melhor do estado e está entre os melhores do Nordeste. Agora, essa nota 5 é o reconhecimento da nossa excelência", disse o estudante do 4º período.
"A experiência de aprendizado na Medicina UFPI é única ao meu ver", compartilha o também estudante de Medicina da UFPI, Francisco Cordeiro. Atualmente membro do Diretório Central do Estudantes da UFPI, o aluno do 6º período da graduação relata o fácil acesso à educação e a espaços especializados dentro da graduação e se diz positivo em relação ao futuro. "Com a nota é possível ter mais ações de extensão e pesquisa que trazem boas avaliações para o curso, uma vez que esse é um dos critérios de avaliação do MEC (conexão universidade e comunidade)", afirma o estudante.
Com foco no aprofundamento da pesquisa e no serviço à comunidade, o resultado da avaliação reforça o compromisso da UFPI com um ensino de qualidade, integrando capacitação técnica, humanística e tecnológica na área das ciências da saúde.
Sobre a avaliação
O Sinaes é baseado em outras cinco avaliações isoladas: o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), o Índice Geral de Cursos (IGC), o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD) e o Conceito Institucional (CI), realizados por avaliadores credenciados do MEC. Após a análise de cada um dos aspectos, o MEC categoriza os cursos de graduação em uma escala de 1 a 5.