UFPI recebe comissão da CAPES para avaliação do Ensino a Distância ofertado pela Universidade

Reunião no Salão Nobre da Reitoria

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu, na quarta-feira, 4 de dezembro, no Salão Nobre da Reitoria, o Grupo de Apoio à Administração (GAAD), vinculado à CAPES. Formado por especialistas com vasta experiência em Educação a Distância (EaD), especialmente no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o grupo realizou uma visita de caráter pedagógico com o objetivo de conhecer e qualificar processos educacionais, além de estudar políticas de aprimoramento, com foco no Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD). A Universidade foi selecionada entre várias instituições para recepcionar a equipe composta por Ricardo Nogueira e Stela Zanotti, devido ao bom desempenho do alunado na última avaliação do ENADE, em 2021.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira

Durante a reunião, a reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira, destacou a importância do encontro para o aprimoramento contínuo dos cursos oferecidos pela Universidade. "Precisamos de indicadores concretos para não apenas mensurar, mas também quantificar e trazer diretrizes que apontem as áreas em que temos fragilidades, bem como nossas potencialidades. A Universidade Federal do Piauí está sempre disposta a contribuir na busca pela excelência do ensino, independentemente da modalidade", afirmou.

Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura

O vice-reitor Edmilson Moura enfatizou que a Administração Superior está aberta a fornecer todas as informações necessárias à comissão, com o objetivo de fortalecer e melhorar a educação da instituição. "O objetivo de todos é avançar na qualidade de ensino. Assim, a gestão superior fará o maior esforço para implementar as recomendações da comissão, buscando a melhoria contínua dos nossos cursos", afirmou.

Diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery

A diretora do CEAD, Lívia Nery, ressaltou que cada modelo educacional deve ser avaliado de maneira específica, respeitando suas características. "Espero que possamos continuar construindo uma educação no modelo mais adequado, lembrando que os padrões de qualidade são definições complexas no campo da educação. Para cada modelo e modalidade, é necessário refletir sobre como mensurar esses padrões", disse.

Ricardo Nogueira

Ricardo Nogueira, integrante do GAAD, falou sobre a importância de compreender os processos para que as futuras políticas sejam formuladas com base em um diagnóstico bem fundamentado. "Esse diagnóstico não será apenas para as instituições com notas baixas na avaliação, mas também para aquelas com boas notas, para que possamos recomendar as melhores práticas nas próximas visitas", destacou.

Este é o primeiro modelo de avaliação de cursos EaD resultante do ENADE 2021, considerando o contexto pandêmico que impossibilitou as aulas presenciais. Entre os quesitos avaliados pela equipe do GAAD estão: Dimensão da Gestão Acadêmica, Dimensão da Gestão Pedagógica, Dimensão da Mediação Pedagógica, e Dimensão da Gestão dos Polos e dos alunos.

Na ocasião, estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Marcos Lira; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro; o diretor de Governança da PROPLAN, Alexandre Medeiros; a coordenadora de graduação da PREG, Marli Clementino; o coordenador de seleção e programas especiais da PREG, Willian Mikio Matsumura; o coordenador da equipe multiprofissional do CEAD/UFPI, Leomá Matos; e a procuradora institucional da UFPI, Edna Magalhães.