Servidores da UFPI lançam livro sobre “Pioneirismo na gestão pública na Instituição”

Lançamento ocorreu no Espaço Maria Café.

Os servidores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Delmárcio Moura e Jardel Viana de Sousa, organizaram o livro Pioneirismo da Gestão Pública na UFPI. A obra, que reúne nove capítulos, é fruto da primeira turma do mestrado em Gestão Pública oferecido pela UFPI, iniciado em 2016.2. O lançamento do livro aconteceu no dia 30 de novembro, no espaço Maria Café, em Teresina.

A publicação resulta de um projeto colaborativo iniciado em 2023, no qual cada autor adaptou um capítulo de sua dissertação para compor o livro. O evento de lançamento contou com a presença da reitora da UFPI, professora Nadir Nogueira, e do professor Emídio Matos, pró-reitor da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

Para Delmárcio Moura, servidor técnico-administrativo do campus de Picos e um dos autores e organizadores da obra, a publicação representa mais do que um marco na gestão pública da UFPI. "Este livro reflete um trabalho coletivo que demonstra como a gestão pública pode ser um instrumento de transformação. Pioneirismo na Gestão Pública na UFPI merece ser lido e apreciado por todos aqueles que têm o desejo de compreender as especificidades da administração e da gestão pública no Brasil", afirmou.

A obra se apresenta como uma valiosa fonte de pesquisa para estudiosos e gestores interessados em entender a gestão e o desenvolvimento das universidades federais no Brasil, especialmente no Nordeste. Cada capítulo aborda modelos de gestão inovadores e soluções práticas que podem servir de inspiração para outras instituições públicas e privadas no país.

Além de sua contribuição acadêmica, o livro destaca o papel da UFPI como um agente de desenvolvimento regional, promovendo educação, pesquisa e extensão que impactam diretamente a transformação social e econômica do Piauí. A gestão pública eficiente, conforme enfatizado na obra, é vista como uma ferramenta essencial para impulsionar o progresso educacional e tecnológico em regiões menos favorecidas.