Mesa de abertura
A IV Jornada Científica "Profª Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho", promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve início nesta terça-feira (03), no prédio da Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O evento, que se estende até o dia 5 de dezembro, reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área, com o objetivo de fomentar discussões sobre inovações científicas e tecnológicas no campo da saúde animal e da produção sustentável.
Coordenadora do PPGTAIR, Maria do Socorro Pires e Cruz
Segundo a coordenadora do PPGTAIR, Maria do Socorro Pires e Cruz, a jornada representa uma oportunidade para integrar a comunidade acadêmica e os parceiros externos, promovendo um intercâmbio de conhecimentos que fortalece as linhas de pesquisa do programa. “A IV Jornada Científica é uma iniciativa de grande importância para o PPGTAIR, contando nesta edição com avaliadores de instituições renomadas, como a UFRPE, UFRJ e UEM, que possuem programas de excelência (nota 6 e 7 na CAPES). O programa, iniciado em 2019, embora ainda jovem, busca continuamente a excelência acadêmica, a internacionalização e a valorização dos trabalhos científicos”, destaca.
A jornada presta homenagem à professora Maria Acelina Martins de Carvalho, uma figura de grande relevância na área da saúde animal. O evento conta com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, que evidenciam a qualidade das pesquisas realizadas no PPGTAIR. Neste ano, o evento abordará temas como nutrição animal, diagnóstico molecular, biotecnologia e práticas sustentáveis, tópicos que refletem a missão do programa de atender às demandas regionais com inovação e responsabilidade social.
A professora Maria do Socorro Pires e Cruz também comentou sobre a escolha de Maria Acelina Martins de Carvalho para ser a docente homenageada. “Ela tem uma imensa contribuição ao PPGTAIR e à academia. Foi uma das idealizadoras do programa e é referência na área de anatomia de animais domésticos e silvestres, além de ser pesquisadora do CNPq. Homenageá-la enquanto ainda está em atividade reflete nosso reconhecimento e valorização, permitindo que ela sinta o impacto de sua importância para o programa. Para nós, ela é um verdadeiro prêmio para o PPGTAIR”, afirma.
Professora Tatiana Porto
Durante o evento, a professora Tatiana Porto, coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Consolidação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), iniciou o ciclo de atividades com uma palestra sobre a avaliação quadrienal da CAPES. Segundo a palestrante, o tema é relevante para o avanço dos programas e contribui significativamente para os participantes. “A participação em eventos como este é fundamental para engajar alunos e docentes da pós-graduação na busca pela excelência. Em minha palestra, compartilho a experiência adquirida na UFRPE, destacando ações assertivas que contribuíram para a elevação da nota do programa na CAPES. Apresento exemplos de atividades realizadas com sucesso na universidade, com o intuito de inspirar e motivar os participantes nesta importante missão de fazer pesquisa e desenvolver ações na pós-graduação”, acrescenta.
Para os estudantes, a jornada representa um espaço de aprendizagem e inspiração. A aluna Rivanni Castro destacou a relevância do evento como uma oportunidade para trocar experiências e se atualizar sobre os avanços científicos que estão moldando a área. “Este evento desempenha um papel essencial no avanço do conhecimento e no desenvolvimento de diversas áreas. Aqui, promovemos a atualização científica, o intercâmbio de ideias e o fortalecimento de redes de contato, o que possibilita o networking com professores de outras instituições e colegas da pós-graduação”, conclui.
A solenidade de abertura também contou com a presença do professor Paulo Roberto Ramalho Silva, representando o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Williams Costa; do subcoordenador do PPGTAIR/UFPI, Napoleão Martins Argolo Neto; e do coordenador de Área de Avaliação do CB III (Microbiologia e Parasitologia) na CAPES, André Luiz Souza dos Santos.
Confira a programação.