Projeto de Extensão de Picos facilita acesso a atendimento em saúde para caminhoneiros

Projeto envolve a participação de estudantes de diferentes cursos do CSHNB/UFPI

O projeto de extensão “Saúde e Segurança do Trânsito” tem como objetivo garantir acesso a serviços de saúde para caminhoneiros que trafegam pela região de Picos, mais especificamente pela BR-316, um dos principais entroncamentos comerciais do Nordeste. Coordenado pelo professor Gilberto Fernandes, do curso de Enfermagem do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Picos, o projeto existe há três anos e é desenvolvido em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), contando com a participação de estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição.

A saúde dos caminhoneiros é um ponto crítico, considerando que eles passam longas horas nas estradas, o que afeta tanto sua saúde física quanto mental, aumentando o risco de acidentes e comprometendo o desempenho nas estradas. "Ao oferecer orientações sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças e reforçar a importância de práticas seguras no trânsito, como o descanso adequado e a direção responsável, buscamos aproximá-los de ações de promoção da saúde", explica o professor Gilberto.

Projeto dispõe de parceria com a PRF

A parceria com a PRF foi prontamente aceita, e o projeto é executado por meio da “Blitz de Saúde e Segurança no Trânsito”, que funciona da seguinte forma: os membros do projeto entram em contato com a PRF para agendar uma data e horário. No dia da ação, os agentes da PRF realizam a vistoria veicular e documental dos motoristas, como de praxe, e, em seguida, encaminham os caminhoneiros para a tenda da saúde. Lá, os estudantes realizam triagens cardiometabólicas, que incluem medições de pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura e IMC, além de orientações sobre um estilo de vida saudável. Também esclarecem dúvidas sobre questões de saúde e, quando detectam problemas, encaminham os caminhoneiros para unidades de saúde. Durante as ações, é distribuída a Caderneta de Saúde do Caminhoneiro, um material desenvolvido pelo próprio projeto.

Lorran Cipriano, estudante de Enfermagem e bolsista do projeto, destaca a importância da experiência adquirida: "Participar do 'Saúde e Segurança no Trânsito' tem sido fundamental para meu aprimoramento profissional, pois desenvolvi habilidades práticas relacionadas ao planejamento e execução das ações, além de aprender a lidar com diferentes situações no campo da saúde", relata.

Entre as ações disponibilizadas, está a aferição de pressão arterial

O projeto tem como foco os caminhoneiros de longas rotas, que frequentemente passam a maior parte do tempo nas estradas. Este grupo apresenta baixos índices de procura pelos serviços de saúde e elevados índices de fatores de risco cardiometabólicos. A ideia surgiu pensando nessa parcela vital da população, que desempenha papel essencial no funcionamento de todos os setores da sociedade. "No final, o objetivo é proteger quem faz o Brasil rodar e, assim, reduzir os riscos para todos nas estradas", conclui o professor Gilberto Fernandes.