2º PET Saúde Equidade em Debate tem por tema “EducAIDS”; evento ocorre na quinta (5/12)

CARD_QR_CODE.png

No dia 5 de dezembro, a partir das 7h30, no Cine Teatro, ocorre o segundo evento do PET Saúde Equidade em Debate, com o tema "EducAIDS". O evento aborda questões relevantes como equidade em saúde e prevenção combinada, incluindo HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa também é uma colaboração do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (NESP/UFPI) e da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI). Para participar, acesse o formulário de inscrição.

A programação contará com debates, exibição de curtas-metragens, o lançamento de um documentário intitulado "Dialogando sobre Equidade em Saúde", e uma mesa-redonda que discutirá temas como o cenário das ISTs no Brasil, o fortalecimento das políticas públicas, estratégias de prevenção e acesso no Piauí, promoção da equidade em saúde, além dos desafios e resistências no combate às desigualdades em saúde.

Angelo Brito, professor do Departamento de Medicina Comunitária e tutor do PET-Saúde Equidade, comenta sobre os objetivos, a programação e a importância do debate: “O evento tem como objetivo divulgar informações sobre a prevenção combinada das ISTs e as formas de acesso a elas, além de promover o debate para desconstruir estereótipos, preconceitos e discriminação. A programação busca ser diversificada e atrativa, com a exibição de dois documentários curtos sobre o tema HIV/Aids, que contribuirão com a discussão durante a mesa-redonda. A mesa será composta por técnicos do Ministério da Saúde e da SESAPI, além de contar com a participação do coordenador de Promoção da Equidade em Saúde da SESAPI e de um representante do movimento social atuante no combate ao estigma do HIV/Aids".

O evento também será significativo para todos os integrantes do Projeto PET-Saúde Equidade da UFPI - Campus Teresina, pois marcará o lançamento do documentário roteirizado, dirigido e produzido pelos estudantes bolsistas do projeto. “Na ocasião, também será possível realizar o autoexame de HIV, voltado especialmente para os estudantes, nosso público-alvo. Dessa forma, consideramos este evento essencial para apresentar as estratégias de prevenção combinada para o HIV/Aids e sensibilizar os jovens estudantes sobre a importância de conhecer a doença e suas formas de prevenção”, acrescenta o professor Angelo Brito.

A coordenadora de IST da SESAPI, Karinna Amorim, destaca que o evento é em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, no contexto da campanha Dezembro Vermelho. "Durante nosso encontro, discutiremos a prevenção combinada, que integra diferentes estratégias de prevenção ao HIV, com uma abordagem voltada à saúde integral das pessoas, sem perder de vista a temática da equidade em saúde. Sabemos que pessoas vivendo com HIV enfrentam desafios relacionados ao preconceito, por isso é fundamental desmistificar o tema e fornecer informações que promovam tanto o tratamento quanto a prevenção dessas doenças", frisa.

Por último, a aluna do curso de Medicina da UFPI e integrante do PET Saúde Equidade, Valéria Feitosa, estende o convite para a comunidade acadêmica estar presente no dia 5 de dezembro no Cine Teatro. “É necessário levar esse debate sobre prevenção combinada, como também tratar sobre o uso de preservativos, PreP, PEP, uso de lubrificantes, e determinadas estratégias que sejam mais condizentes com cada pessoa”, conclui. 

Confira a programação:PROGRAMAÇÃO.png

Acesse também o instagram: @petsadeequidadethe.