Evento realizou homenagens a personalidades marcantes
Após três dias de celebração da cultura e da literatura, chegou ao fim o 6º Salão do Livro de Bom Jesus (SaLiBom). Com atividades realizadas no Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI), o evento recebeu autores regionais e nacionais para palestras, realizou oficinas, uma Feira do Livro, apresentações artísticas e ofereceu espaços interativos entre os dias 25 e 27 de novembro.
Desde o início, o 6º SaLiBom reafirmou seu compromisso com o enriquecimento cultural, a promoção da leitura e dos diálogos, além da valorização da literatura nacional e regional. A cerimônia de abertura destacou a entrega de diversas homenagens a docentes que se destacaram por promover impactos positivos por meio da educação. O patrono do evento, Juvenal Santos, reconhecido por seu trabalho literário na região do Vale do Gurguéia, também foi homenageado durante a solenidade. O primeiro dia contou ainda com uma apresentação musical do consagrado cantor Marcelo Jeneci, indicado ao Grammy Latino em 2014.
Diretor do CPCE, Everaldo Moreira
Para o diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas, Everaldo Moreira, a 6ª edição do Salão do Livro de Bom Jesus foi um grande sucesso. “Esse êxito só foi possível graças ao empenho e à dedicação de todos que se envolveram e se doaram para tornar este evento, que já faz parte do nosso calendário cultural, uma realidade mais uma vez. Que venha a próxima edição! Estamos prontos para realizar uma das maiores edições do Salão do Livro de Bom Jesus, e o campus estará de portas abertas para receber a 7ª edição em 2025”, destacou.
Na foto, os professores Luiz Romero e Stélio Lima
O professor Stélio Lima, membro da comissão organizadora, destacou a rica programação do evento e avaliou positivamente a edição. “Esta edição trouxe uma programação bastante diversificada, com autores e estilos literários variados, além das apresentações musicais. Apesar de algumas substituições na programação devido a problemas aeroportuários, o evento teve um resultado excelente, com grande participação do público e contribuições valiosas dos convidados", afirmou.
O docente também ressaltou a importância do evento para celebrar a literatura em seus mais variados gêneros e a diversidade cultural. “É uma oportunidade para o leitor ouvir seu autor favorito e conhecer novos escritores e estilos literários”, completou. Ao longo dos três dias de evento, foram distribuídos mais de mil livros, reforçando a importância de fomentar a leitura, prática que está diminuindo entre a população brasileira. Um dos momentos de maior adesão do público, e um dos pontos altos do evento, foi a palestra de encerramento com o escritor e cronista Fred Elboni.
O 6º Salão do Livro de Bom Jesus 2024 foi realizado pela Universidade Federal do Piauí, Fundação Quixote e pela Associação de Diletantes da Cultura Histórica Valenciana (ADICH-PI), com o patrocínio da Secretaria de Cultura (Secult) e do governo estadual.
Apresentações musicais marcaram o evento
Confira mais fotos: