Estudantes participam de ação do dia da Consciência Negra na Comunidade Quilombola de Artur Passos
Comunidade da UFPI durante atividades culturais na Comunidade Quilombola de Artur Passos
Estudantes dos campi Amílcar Ferreira Sobral e Senador Helvídio Nunes de Barros, localizados respectivamente em Floriano e Picos, participaram nos dias 22 e 23 de novembro, sob a orientação do professor Mairton Celestino Silva, do curso de História de Picos, de atividades na Comunidade Quilombola de Artur Passos, situada nos limites dos municípios de Jerumenha e Guadalupe. Durante o evento, foi celebrada a resistência do povo negro por meio de uma série de atividades culturais realizadas na sede da Associação dos Moradores da comunidade quilombola.
Evento proporcinou reflexões sobre o Dia da Consciência Negra
De acordo com o professor Mairton Celestino Silva, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar saberes, explorar a natureza, saborear a culinária local e, especialmente, trocar experiências sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelo Brasil. “Nos dois dias de programação, foram realizadas rodas de conversa, lançamentos de livros e a exibição dos documentários A Carta de Esperança Garcia e Luta e Resistência no Quilombo. Acesse aqui o documentário. Este último, produzido pelos próprios moradores, foi uma forma de denúncia sobre um dos maiores conflitos agrários nos cerrados do Brasil. Ao final, as crianças da comunidade realizaram o plantio de um Baobá, símbolo da luta e resistência do povo negro e dos quilombolas do Piauí”, explicou.
Atividades artísticas marcaram os dois dias
A programação foi encerrada com o show cultural “Mama África”, uma atividade de extensão organizada pelo servidor da UFPI, Jardel Viana de Sousa, e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia. O show utilizou instrumentos não convencionais, como garrafas, pratos e latas, para criar músicas e expressar a riqueza cultural da comunidade.
Redes Sociais