II Simpósio de Diabetes da UFPI reúne mais de 150 participantes em Floriano
Integrantes do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias às Condições Crônicas da Saúde (LABTECS)
Nos dias 22 e 23 de novembro de 2024, o Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (CAFS/UFPI), em Floriano, foi palco do II Simpósio de Diabetes, promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Tecnologias e Cuidados às Condições Crônicas de Saúde (LABTECS), sob a coordenação do professor José Cláudio Lira, docente do curso de graduação em Enfermagem do CAFS/UFPI. O evento, que teve caráter interdisciplinar, atraiu mais de 150 participantes de áreas como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física, consolidando-se como um espaço de integração e troca de saberes sobre os avanços e desafios no cuidado à pessoa com diabetes.
Prof. José Cláudio Lira, Profa. Ivana Lira e Profa. Ana Paula Cardoso, do Curso de Enfermagem CAFS/UFPI
Com o tema “Diabetes e bem-estar: o panorama, as potencialidades e os desafios da pessoa com diabetes”, alinhado à campanha temática da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) de 2024, o Simpósio destacou a importância do cuidado integral e do bem-estar da pessoa com diabetes. O evento contou com palestras ministradas por renomados profissionais, entre eles médicos endocrinologistas, cirurgiões-vasculares, ginecologistas-obstetras, enfermeiros estomaterapeutas, nutricionistas, profissionais de educação física, fisioterapeutas e psicólogos, que compartilharam conhecimentos atualizados e abordagens inovadoras.
Além das palestras, o Simpósio promoveu a apresentação de trabalhos científicos, proporcionando um espaço para a disseminação de pesquisas e experiências práticas. Ao final, os melhores trabalhos foram premiados, incentivando a produção acadêmica e a aplicação de tecnologias e estratégias no cuidado a pessoas com condições crônicas.
Menção honrosa dos melhores trabalhos do Simpósio
A iniciativa do LABTECS reafirma o compromisso da UFPI com a promoção de eventos que fomentam a educação continuada, a troca de experiências e o fortalecimento de redes de cuidado, essenciais para o enfrentamento do diabetes e suas implicações na saúde da população.
Redes Sociais