Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sob organização da UFPI, Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2024) realiza solenidade de premiação
Início do conteúdo da página

Sob organização da UFPI, Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2024) realiza solenidade de premiação

Imprimir
Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2024, 15h09

WhatsApp_Image_2024-11-21_at_18.56.19.jpeg

Cerimônia de premiação no Cine Teatro

Sob a organização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi realizada, na quinta-feira (21/11), no Cine Teatro, a solenidade de premiação da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022. Ao todo, os estudantes da rede estadual de ensino do Piauí conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60 de prata e 41 de bronze. Esse resultado representou um aumento de 300% em relação ao total de 42 medalhas obtidas em 2023. Além disso, os piauienses receberam 103 menções honrosas, totalizando 271 premiações.

O evento contou com a presença do ex-reitor da UFPI, José Arimateia Dantas Lopes; do coordenador geral da ONC, professor Jean Carlos Antunes Catapreta; e do coordenador da ONC no Piauí, professor José Milton Elias.

De acordo com o professor José Arimateia Dantas Lopes, um dos idealizadores e entusiastas do evento, a Olimpíada aproxima a Universidade da comunidade. “É estabelecido uma ligação entre a Universidade, os professores e os estudantes do ensino fundamental e médio. Eles conhecem a universidade e passam a sonhar em ingressar nela. Portanto, essa conexão é muito importante, além da relevância das Olimpíadas para o futuro dessas crianças”, destacou.

A ONC foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, sendo promovida e organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Piauí (PREXC/UFPI). A competição contou com a participação de mais de 4,2 milhões de estudantes, distribuídos por 5.032 municípios de todo o Brasil. O professor José Milton Elias de Matos, coordenador da ONC no Piauí, comentou sobre a importância do evento: “Para nós, é muito gratificante, pois demonstra o interesse de escolas, pais e alunos pela área das ciências. Imaginamos que esses alunos serão futuros cientistas, independentemente da área, seja nas ciências exatas ou nas humanas.”

De acordo com o professor Jean Carlos Antunes Catapreta, coordenador geral da ONC no Brasil, a Olimpíada Nacional de Ciências é a segunda maior competição de conhecimento do país, ficando atrás apenas da OBMEP, com financiamento a nível estadual. “A ONC 2024 atingiu um estágio de consolidação. Com mais de 4 milhões de participantes e mais de 20 mil premiados, ela se consolidou como a segunda maior Olimpíada do Conhecimento do Brasil. Apenas a OBMEP, com um financiamento muito maior, ultrapassa a ONC nesse aspecto. Com isso, a UFPI também se consolida como uma universidade com enorme expertise na realização de eventos de grande porte, envolvendo milhões de pessoas de todo o Brasil”, afirmou.

WhatsApp_Image_2024-11-21_at_18.56.49.jpeg

Professores José Arimateia Dantas Lopes, Jean Carlos Antunes Catapreta e José Milton Elias de Matos, ao lado de estudante medalhista

Criada em 2016, a ONC integra o ecossistema de olimpíadas de conhecimento, competições intelectuais anuais entre estudantes de ensino fundamental e médio. Atualmente, é a única olimpíada interdisciplinar do Brasil, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como biologia, química, física, astronomia e história.

Em 2024, a ONC contou novamente com o patrocínio da Petrobras, que possibilitou a oferta de cursos de formação para estudantes e professores. Durante a cerimônia, os estudantes receberam suas medalhas simbolicamente, representando todos os demais medalhistas do estado do Piauí. Os outros premiados receberam suas medalhas em cerimônias locais ou as receberam por correio, caso não pudessem comparecer.

Fim do conteúdo da página