Nos dias 29 e 30 de novembro acontece no Cine Teatro da UFPI o I Simpósio sobre Gerenciamento de Antimicrobianos do Estado do Piauí (SIGEAPI). O evento é organizado pelo Projeto de extensão de Stewardship de Antimicrobianos (PSA) da Instituição, coordenado pelo professor do Departamento Bioquímica e Farmacologia, Dalton Dittz Júnior, em parceria com o Hospital Universitário (HU/UFPI) e Hospital São Marcos, por meio de apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI).
A ideia da ocasião surgiu tendo em vista a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, celebrada entre 18 e 24 de novembro. Promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essa iniciativa global visa conscientizar sobre a resistência antimicrobiana, com ênfase nas boas práticas entre o público, profissionais de saúde e formuladores de políticas para evitar a disseminação de infecções resistentes a medicamentos. 220 participantes, entre profissionais e gestores da saúde, estudantes e pesquisadores.
“Estima-se que, sem ações efetivas, até 2050 a resistência antimicrobiana poderá causar 10 milhões de mortes anuais, superando as mortes causadas por câncer”, disse o professor Dalton. De acordo com ele, a resistência antimicrobiana é uma ameaça crescente à saúde global. O uso inadequado de medicamentos antimicrobianos acelera a resistência, o que dificulta o tratamento de infecções e aumenta o risco de surtos de doenças. “Nesse evento, vamos abordar um tema muito relevante para o cuidado da saúde que é o uso de antimicrobianos no ambiente hospitalar. Ao mesmo tempo em que temos nas mãos uma ferramenta muito importante para o combate das infecções, o uso indevido de antimicrobianos contribui para a resistência bacteriana, dificultando o sucesso do tratamento, além do risco de efeitos adversos e aumento do custo para o sistema de saúde”, destacou.
O Simpósio reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais da saúde do Piauí e outros Estados para debater temas essenciais como gestão estratégica de antimicrobianos, práticas de prescrição adequada, monitoramento da resistência e políticas de prevenção de infecções. O intuito é criar um ambiente para essa troca de conhecimento e refletir sobre estratégias que permitam o uso dos antimicrobianos nas melhores condições para o tratamento do paciente.
Para participar basta acessar o site oficial do evento e realizar a inscrição de acordo com a sua categoria.
Acesse o instagram: @stewardshipufpi