Professora da UFPI é convidada para atuar como avaliadora da Wenner-Gren Foundation dos EUA

Carmen_Lima.jpg

Coordenadora do PPG em Antropologia, Carmem Lúcia Silva Lima

A professora Carmen Lúcia Silva Lima, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi convidada pela presidenta da Wenner-Gren Foundation, Danilyn Rutherford, para integrar o Comitê de Pareceristas do Programa de Bolsas de Pesquisa Engajada. Com sede em Nova York, EUA, a Wenner-Gren Foundation financia pesquisas de alcance global e, por meio deste programa, reforça seu compromisso em demonstrar como o engajamento pode promover inovação e ampliar o conhecimento antropológico.

Considerada um sucesso, a iniciativa tem atraído pesquisadores de diversas partes do mundo. Este ano, por exemplo, foram submetidos projetos de países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Camarões, Canadá, China, Dinamarca, Estônia, EUA, Filipinas, França, Grécia, Índia, Itália, México, Namíbia, Países Baixos, Polônia e Sérvia.

O programa concede Bolsas de Pesquisa Engajada (Engaged Research Grants) para apoiar estudos que tragam contribuições significativas e inovadoras aos problemas antropológicos contemporâneos, promovendo o envolvimento com grupos sociais. Para serem financiados, os projetos devem demonstrar uma parceria sólida entre pesquisadores e representantes de comunidades, evidenciando um compromisso colaborativo desde sua concepção.

Ao convidar a professora Carmen Lima para compor o comitê de pareceristas, Danilyn Rutherford explicou os motivos que embasaram sua escolha: "Você tem um histórico impressionante de trabalho engajado e uma reputação de entusiasmo e generosidade intelectual. Essas são as qualidades que buscamos em nossos revisores: pessoas genuinamente comprometidas em ajudar outros a alcançarem suas aspirações e em trazer novas vozes para o diálogo antropológico, servindo tanto à disciplina quanto às comunidades afetadas por ela em todo o mundo."

Em suas palavras finais, Carmen Lima destacou a honra de participar do comitê da Wenner-Gren Foundation, ressaltando a apreciação de sua atuação profissional manifestada por Danilyn Rutherford. Ela também enfatizou o valor enriquecedor da experiência:
"A leitura e avaliação dos projetos representam um grande aprendizado. São pesquisas que abordam questões e situações extremamente instigantes, escritas a partir de parcerias com coletivos diversos, povos e comunidades tradicionais. De fato, é uma experiência profissional ímpar."

Informações sobre o Programa de Bolsas de Pesquisa Engajada da Fundação Wenner-Gren:  http://www.wennergren.org/programs/engaged-research-grants