Estudantes de Administração do CAFS realizam visita técnica em Amarante (PI)
Alunos dos 4º, 7º e 8º períodos do curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), acompanhados pelo professor Jairo de Carvalho Guimarães, realizaram, no dia 23 de novembro, uma visita técnica às instalações de uma indústria produtora de cachaça na cidade de Amarante, localizada a 90 km de Floriano.
De acordo com o professor Jairo de Carvalho Guimarães, a visita técnica faz parte da disciplina de Empreendedorismo e, durante o evento, os estudantes foram recepcionados pelo técnico em Química e responsável pelo processo de fermentação do álcool que dá origem à bebida, senhor Mateus Silva. “A empresa é uma das mais tradicionais do setor no Brasil, com mais de um século de existência. A cachaça produzida nela possui características especiais, que são aprimoradas e potencializadas por meio de técnicas criteriosas de corte, lavagem, moagem, fermentação, destilação em alambiques de cobre e armazenamento em tonéis de madeira (Castanheira do Pará e Umburana), onde o produto permanece por vários anos”, explicou o professor.
Ainda segundo o professor Jairo Guimarães, a empresa foi fundada com uma forte base de sustentabilidade. “O fundador, Coronel Francisco Lira, com sua extraordinária capacidade empreendedora, transformava adversidades em oportunidades. Após a grande seca que devastou o sertão nordestino em 1915, ele fundou o Sítio Floresta, onde criou soluções sustentáveis, com ênfase na preservação ambiental e no uso racional dos recursos naturais. Preocupações essas que, hoje, são amplamente disseminadas em nível global”, acrescentou.