No dia 25 de novembro, o PET Saúde Equidade (UFPI/SESAPI) realizará o 1º PET Saúde Equidade em Debate, com o tema “Novembro Negro”, em alusão ao Dia da Consciência Negra. A data simboliza a luta contra o racismo e o fortalecimento da identidade racial. O evento acontecerá no Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT/UFPI), em Teresina. Os interessados podem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
O encontro tem como principais objetivos promover ações de educação pelo trabalho em saúde, fortalecendo o processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e as Instituições de Ensino Superior (IES). A iniciativa busca contribuir para a formação de futuros profissionais e para a criação e ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuros trabalhadores no âmbito do SUS. O foco será a promoção da equidade em questões de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências.
Lara Danuta, integrante do PET Saúde Equidade e mestranda em Políticas Públicas pela UFPI, destaca a importância do evento: “É de extrema relevância, primeiro por acontecer em um mês de grande representatividade para a população negra e para toda a sociedade, remetendo ao dia histórico 20 de novembro, quando se celebra a Consciência Negra. Esse evento marca o calendário universitário com um debate racial essencial. Além disso, será uma oportunidade única para dialogar sobre o tema e conectar ideias, unindo discentes, docentes, movimentos sociais, a comunidade e os trabalhadores do SUS.”
Confira a programação:
Acesse também o instagram: @petsaudeequidadethe