Estudantes de Música participaram do Seminário das Juventudes Tradicionais, Negras e Periféricas

WhatsApp_Image_2024-11-22_at_07.57.35.jpeg

Na foto, a Professora Maestra Alba Bomfim ao lado da Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa

Na quinta-feira, 21 de novembro, estudantes da disciplina de Canto Coral do curso de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se apresentaram no Seminário das Juventudes Tradicionais, Negras e Periféricas do Estado do Piauí, com uma performance especial sob a regência da Professora Maestra Alba Bomfim. O evento contou com a participação de mais de 200 jovens de todo Estado e uma equipe do Ministério da Igualdade Racial. A apresentação ocorreu no Diferencial Eventos, em Teresina, e trouxe uma mensagem cultural e social marcante para o evento.

Com foco nas questões que afetam as juventudes tradicionais e periféricas do Estado, o seminário está sendo organizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) em parceria com o Governo do Estado do Piauí. O evento tem como objetivo promover um diálogo profundo e reflexivo sobre os desafios enfrentados por esses grupos sociais, discutindo as múltiplas formas de desigualdade e racismo que ainda permeiam suas realidades.

A apresentação do Coral foi um dos momentos mais aguardados do evento, destacando a música como um poderoso instrumento de resistência e celebração das identidades negras. Por meio de suas vozes e sonoridades, o coral exalta a riqueza da diversidade cultural, criando um ambiente propício à reflexão sobre o combate ao racismo e ao reconhecimento da cultura africana.

A Professora Maestra Alba Bomfim ressalta a importância do evento e da apresentação do coral como uma forma de celebrar o Dia da Consciência Negra. "Nós podemos trazer, através da música e do repertório previamente selecionado, temático, com as canções africanas, as nossas origens, as nossas raízes enquanto brasileiros, a nossa origem na África", pontuou.

O seminário, que começou ontem (21) e se encerra hoje (22), reúne membros da comunidade acadêmica, autoridades locais e representantes da sociedade civil. É um espaço fundamental de debate sobre as políticas públicas necessárias para atender às necessidades dessas juventudes e combater o racismo em suas múltiplas formas. O evento está acontecendo no Diferencial Eventos, localizado na Rua São Pedro, 3000, Centro (Sul), Teresina, Piauí e conta com a presença da comunidade local.

WhatsApp_Image_2024-11-22_at_07.57.37.jpeg